O grupo do Cida (Ciclistas Itapirenses Devotos de Aparecida) ganhou um lugar de destaque no altar do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida durante missa realizada no domingo, dia 11. Os romeiros foram recepcionados pelo reitor do santuário, Padre Eduardo Catalfo, que fez questão de levar todos os 40 integrantes do CIDA em um dos principais lugares da igreja, ressaltando toda a organização e devoção dos ciclistas que realizaram a romaria pela 33ª vez.

some text

O Tribuna de Itapira vem já há alguns anos acompanhando todos os trajetos percorridos pelo CIDA e recebeu em sua sede o presidente Luis Alberto Duzo, 64, que contou um pouco sobre mais esse “desafio”, que foi superado com muita fé e amizade pelos integrantes do grupo, que foi fundado em 1998, mas que em 1989 os ciclistas já realizavam suas romarias, portanto, uma história que já dura 34 anos. “Cada ano agente se supera. Um trabalho bem feito, com começo meio e fim. São três meses de preparação para tonar a romaria uma realidade”, disse Duzo.

Neste ano o CIDA fez uma pequena mudança no trajeto, que ainda manteve os pouco mais de 300 km de percurso. “Cada ano fazemos diferente para fazer novas amizades”. Os 30 ciclistas mais outros dez integrantes do grupo que foram como apoio e em veículos motorizados partiram na manhã do dia 8, feriado de Corpus Christi, defronte ao Bailão Forró do Zé Maria e seguiram sentido Jacutinga.

Já na cidade mineira, os romeiros ingressaram no Caminho da Prece até chegar em Inconfidentes. “Uma das novidades dessa romaria foi que, ao invés de pararmos em restaurantes para comer, resolvemos fazer um lanche na chapa em um lugar propício no caminho. Ganhamos muito tempo com essa mudança”. A chegada foi no distrito de Boa Ventura e, após 90 km percorridos, todos partiram para um belo descanso.

Duzo contou que a primeira noite foi a mais fria da romaria e deu uma castigada, mas nada que atrapalhasse a força de vontade dos ciclistas em concluir o percurso. Após um café da manhã reforçado, o caminho os levou até Bom Repouso e Estiva, onde foi feita uma nova parada para lanche. Logo após, os ciclistas passaram por Consolação até chegar em Paraisópolis. Outros quase 90 km percorridos.

No terceiro e último dia de pedalada, a manhã foi marcada por uma forte neblina até a chegada em São Bento do Sapucaí. Eles ainda passaram pelas cidades de Sapucaí Mirim, Santo Antônio dos Pinhais e desceram 19 km pela Serra da Mantiqueira. Atravessaram Pindamonhangaba, Roseira e, finalmente, após mais 120 km, chegaram sãos e salvos em Aparecida.

“Como tradição, fizemos uma oração no pátio do Santuário. Conseguimos ainda fazer algo inédito: passamos com a bike defronte a imagem de Nossa Senhora – aproveitamos que tinha pouca gente. Ai fomos para uma pousada e fiquei bem quieto, pois havia uma surpresa preparada para o dia seguinte”.

No domingo, pouco depois das 7h00, os 40 integrantes do grupo já estavam na Igreja, quando a surpresa foi revelada – todos iriam participar da missa das 8h00 no altar do Santuário. “Ai a emoção foi grande. Ficamos todos sentados, alguns no altar mesmo e outros nas proximidades. O reitor fez de nós um exemplo na missa”. O grupo estava uniformizado e com os dizeres “Jesus Cristo – com 33 anos se entregou por todos nós” em destaque na camiseta e em alusão a 33ª romaria do grupo. Todos então retornaram para Itapira em um ônibus com a fé renovada.

“Só tenho a agradecer a todos os integrantes do CIDA e a nossos patrocinadores. Para aqueles que tiverem o interesse, estamos vendendo algumas camisetas da 33ª Romaria no Bar do Jair, na Rua Funabashi Tokuji, próximo ao Supermercado Penha Center, para angariar recursos para nossas próximas peregrinações”. O CIDA agora mantém seu calendário tradicional de romarias, com mais uma programada para novembro até a cidade de Tambaú, em louvor ao Padre Donizetti.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.