Com os estoques dos bancos de sangue em situação considerada muito crítica, os responsáveis pela Campanha de Doação de Sangue no município fazem um apelo para a participação maciça dos itapirenses na quarta etapa da coleta, na quinta-feira, dia 19. “Nunca vi uma crise tão grande em relação aos estoques de sangue”, confirmou o biomédico do Banco de Sangue do Hospital Municipal, Francisco de Assis Marella, o Fran.

some text


Todo procedimento será cumprido na sede do Lions Clube, à rua Tereza Lera Paoletti, 480, no Jardim Bela Vista, com início às 9h00. “A situação é de urgência e emergência com relação à participação dos doadores. Estamos no inverno e caiu bastante a doação por conta do frio”, advertiu Marella, reforçando que tradicionalmente os meses de junho, julho e agosto são de frequência menor de doadores. “A doação está muito baixa e a necessidade de sangue está muito alta.”

A mobilização é promovida pelo Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A exemplo do que ocorreu nas coletas de fevereiro, abril e junho, a distribuição de senhas começa às 9h00. A campanha respeita todas as medidas de segurança para evitar a propagação da Covid-19, com necessidade de distanciamento entre os pontos de coleta, uso obrigatório de máscara de proteção e álcool em gel à disposição dos presentes.

Na edição de abril foram contabilizados 109 voluntários e 83 bolsas coletadas. Em junho foram coletadas 67 bolsas, com a presença de 95 candidatos. O calendário da campanha no município contempla um total de seis datas – a iniciativa acontecerá também em 21 de outubro e 16 de dezembro. Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e estar alimentado.

Lactantes nos 12 meses, pessoas que fizeram tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses e realizaram procedimentos odontológicos com a necessidade de anestesia nas últimas quatro semanas não podem participar. Sobre a vacina da Covid-19, aqueles que receberam a dose da CoronaVac precisam obedecer um período de 48 hora. Já para quem foi vacinado com a AstraZeneca, o intervalo é de sete dias. De cada doador é retirado 450 mililitros de sangue, quantidade suficiente para preencher uma bolsa.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.