Com a desaceleração dos casos de Covid-19 e consequente queda no número de pacientes internados, o total de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento exclusivo dos quadros mais graves do coronavírus começa a diminuir. O processo de desmobilização foi iniciado na semana passada pela Santa Casa de Misericórdia e nos próximos dias também será implementado no Hospital Municipal, seguindo tendência verificada em vários municípios do Estado de São Paulo.

some text


Na quinta-feira, 19, a Santa Casa desmobilizou cinco leitos de UTI disponibilizados para pacientes diagnosticados com a síndrome respiratória. Dos nove até então reservados, quatro continuam liberados. A unidade também reduziu a oferta de leitos de enfermaria e conta agora com seis vagas – metade do que era ofertado.

No Hospital Municipal o procedimento ainda não começou, mas será implementado nos próximos dias, segundo informou o secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira. A pasta encaminhará ao DRS (Departamento Regional de Saúde) de São João da Boa Vista, ofício em que solicitará a desmobilização de seis leitos de UTI. Até que tudo seja concluído, o processo só deve ocorrer na próxima semana.

Vieira enfatizou que não se trata do fechamento de leitos, que continuarão em uso no Hospital Municipal. “Se trata de uma desmobilização para Covid. Nenhum leito será fechado ou qualquer equipamento sairá do Hospital Municipal. Eles serão revertidos para o uso geral. Com a baixa dos casos de Covid, o Estado está desmobilizando 25% dos leitos da região”, detalhou. “Na Santa Casa o procedimento é semelhante”, acrescentou.

Com menos leitos voltados ao atendimento exclusivo dos pacientes com Covid, será possível a utilização nas demais situações. Além de ficarem à disposição dos acometidos por outras enfermidades graves, também será possível aumentar o fluxo de cirurgias eletivas. “Hoje temos uma demanda reprimida de cirurgias eletivas porque necessitamos de leitos de UTI à disposição para esses casos (de Covid). Na verdade é uma burocracia necessária para que os custeios aconteçam”, explicou Vieira.

Após a conclusão da desmobilização, o Hospital Municipal passará a contar com 10 leitos de UTI/Covid e outros 16 para atendimento geral. Os mesmos 26 leitos de UTI continuarão à disposição. Em caso de nova explosão de casos graves do coronavírus, o secretário garantiu que além da possibilidade de nova mobilização, Casa Branca contará com 20 novos leitos de UTI para atender toda região.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.