O Tiro de Guerra aqui de Itapira já deu início aos trabalhos junto a segunda turma que está constituída por 50 jovens na faixa etária entre 18 a 21 anos de idade. O treinamento e as primeiras instruções estão a cargo do 1º Sargento Marcio Antônio Lawisch, nomeado pelo Exército Brasileiro como instrutor da unidade militar criada no município e que realizou a formatura de encerramento de sua primeira turma – composta por 49 atiradores, em novembro do ano passado, oportunidade em que também foi inaugurada oficialmente à sede do TG 02-095, localizada na região do bairro do Cubatão.

O Tribuna conversou com o 1º Sargento Lawisch – presente no município desde o final de 2023 quando o Tiro de Guerra ainda estava sendo construído, que explicou as etapas que já foram cumpridas com a segunda turma do TG de Itapira.
Os primeiros processos buscaram avaliar questões como saúde, condição física e a possibilidade de desempenhar as atividades no TG sem interferir ou prejudicar a vida pessoal, como estudos e trabalho, permitindo a conciliação com o serviço de alistamento obrigatório. Inicialmente, 250 jovens vieram sendo avaliados, até que se chegasse aos 50 selecionados.
“Em agosto de 2024 começamos com 250 que foram direcionados para o TG. Demos início às entrevistas para verificar incompatibilidades que poderiam impedir que algum deles viessem a servir. Após isso a inspeção de saúde, a qual denominamos de Comissão de Seleção Geral, ficamos com um efetivo de cerca de 140 que continuaram o processo”, disse Lawisch.
“Em janeiro desse ano foi feita novamente outra entrevista e inspeção de saúde na fase chamada Comissão de Seleção Complementar, para verificar fatores pendentes ou evolução no período, restando 78 candidatos, que passaram por nova verificação com intuito de evitar de ter algum problema para algum deles. Um dos objetivo é que eles continuem com a vida deles, seja de estudos ou trabalho, e evitar ao máximo algum prejuízo pessoal”.
No dia 25 de fevereiro ainda foi realizado um teste físico, que consistia em 12 minutos de corrida, somada a séries de flexões e abdominais, como critério de verificar padrões de aptidões físicas.
Formatura
Os candidatos que passaram pelo processo de seleção foram integrados à segunda turma do TG 02-095 já estão sendo instruídos. Eles realizaram procedimentos elementares, como por exemplo, o corte de cabelo no estilo militar e receber instruções de “ordem unida”, formação habitual de marcha, de parada ou de reunião dos componentes de uma tropa, onde se observa as distâncias e os intervalos estabelecidos pelo comando.
Conforme afirmou o 1º Sargento Lawisch, no dia 22 de março será realizada a “Formatura de Matrícula”, evento formal onde os atiradores são incorporados oficialmente à nova rotina, já fazendo uso do fardamento. “Uma cerimônia muito especial, que conta com a presença dos familiares”, adiantou o Sargento.
Todos vem se reunindo diariamente, às 6h, na sede do Tiro de Guerra, onde irão manter os treinamento durante todo o ano, até a data de “licenciamento” dos atiradores, evento onde ocorre a última participação dos atiradores no Tiro de Guerra.

Deixe seu comentário