Tanto para a população de Itapira que tem o costume de visitar a região central na época de fim de ano, como para os lojistas da José Bonifácio e ruas adjacentes, notaram que a movimentação de consumidores vem sendo um pouco acanhada neste Natal de 2022. Os motivos que levam a baixa presença de populares são variados mas, a expectativa dos comerciantes é que o movimento melhore nessa semana, com a aproximação da data do Natal.
Para o gerente administrativo da Associação Comercial e Empresarial de Itapira, Rafael de Oliveira Pedroso, o baixo movimento se deve a uma adaptação dos consumidores em termos econômicos. “Diferentemente de anos anteriores, temos notado uma baixa presença de populares no Centro. Acreditamos que os consumidores estão dando uma preferência para um resguardo no sentido dos gastos”, disse.
A concorrência, com grandes centros comerciais, por exemplo, também pode estar afetando o fluxo de consumidores. “Cidades vizinhas, como Mogi Mirim e Mogi Guaçu, que estão com shopping centers, acabando atraindo as pessoas por serem grandes centros comerciais. Outro fator seria a compra pela internet que, já algum tempo, principalmente depois da pandemia, conseguimos observar um perfil diferente no consumo, ainda mais pelas entregas do Mercado Livre estarem muito mais ágeis hoje”, explicou.
Mas a ACEI está com uma boa expectativa para esses últimos dias que antecedem o Natal. É esperado um fluxo maior de consumidores, tendo em vista que muitos deles deixam para realizar as compras de última hora. “O pagamento da segunda parcela do 13º também irá ajudar. A visitação com relação aos enfeites natalinos e atrações na Praça devem crescer nessa semana”, concluiu.
MUDANÇAS
Na visão de Arlindo Bellini, comerciante atuante há 64 anos como vendedor em uma loja de móveis localizada na José Bonifácio, o baixo movimento se deve também a uma mudança nos locais de comércio de Itapira. Segundo Bellini, a José Bonifácio já não é mais o principal ponto comercial do município.
“O comércio da cidade não se trata mais da José Bonifácio. Outros bairros estão com bastante pontos comerciais, como é o caso do Cubatão e o alto da Santa Cruz. As famílias, as vezes, não querem se deslocar grandes distâncias para fazer uma compra no Centro, em vista que próximo de suas casas existem comércios de roupas, de sapatos e brinquedos. A José Bonifácio deixou de ser a principal via comercial de Itapira. A juventude que marcava presença na noite do centro nesta época de natal também se “esparramou” por outras regiões. Mas acredito que nesses dias mais próximos da véspera do Natal as pessoas venham em maior número até o Centro”, explicou Bellini.
Leave a Reply