A diretoria do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG) realiza nesta quarta-feira, dia 25, na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACEI), a primeira reunião ordinária de 2023. O presidente do colegiado, o servidor público municipal José Bernardes, informou que foram convocados todos os organismos locais ligados ao policiamento investigativo e preventivo, bem como autoridades municipais envolvidas na questão da triagem dos moradores em situação de rua.

some text


Bernardes disse que o assunto vem sendo acompanhado com atenção pelo Ministério Público local, e acredita que o órgão enviará representantes. “Trata-se de uma questão delicada. Desde o segundo semestre do ano passado o Conseg tem recebido reclamações da população a respeito da forma com que tem aumentado na cidade o número de pessoas em situação de rua, associando a este crescimento um aumento nas ocorrências de furtos e roubos”, argumentou o dirigente. Parte destes moradores se concentram em locais como proximidades da Estação Rodoviária, Jardim Soares e Nosso Teto. Nas redes sociais são inúmeras as menções – quase sempre muito negativas – à presença destas pessoas.

Violência

Sempre tratado pelas autoridades municipais com muita parcimônia, a questão dos moradores em situação de rua acaba gerando, no entendimento de algumas das autoridades responsáveis pelo policiamento, a percepção de que existe uma relação entre determinadas ocorrências policiais e a maior circulação dessas pessoas.

Coincidentemente, em dezembro do ano passado foram registrados dois casos mais graves de violência, quando dois moradores de rua acabaram sendo assassinados, com esclarecimento até agora de um caso, de um rapaz que morreu a pauladas nos cruzamentos das rua Joaquim Inácio e avenida Rio Branco.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.