Um trabalho assistencial e inclusivo vem sendo realizado no Conjunto Habitacional São Judas Tadeu e incentiva o desenvolvimento de crianças com práticas esportivas, educacionais e psicossociais. O projeto Voz Comunitária oferece atividades durante toda a semana e conta com a participação voluntária de oito professores.
Os trabalhos do projeto Voz Comunitária estavam sendo realizados no Sepin (Serviço de Proteção à Infância e Adolescência) mas, com o início da pandemia, as atividades foram realocadas para o São Judas desde março de 2020, local onde o projeto agregou novos integrantes e ganhou força com a ampliação das atividades praticadas junto com as crianças de todo o município.
Hoje, os trabalhos do Voz Comunitária estão atendendo cerca de 50 crianças, que tem à disposição atividades que incluem o karatê, futsal, basquete, jiu-jitsu, educação física, capoeira, alfabetização, pintura, dança e atendimento psicológico que envolve também os pais. As atividades são realizadas na quadra poliesportiva do conjunto e contam com o apoio de diversos materiais como tatame para lutas, além de barras e pesos para exercícios.
Toda a organização das atividades realizadas é feita por uma associação de pessoas que abraçaram a causa. Segundo o presidente da Associação Voz Comunitária, Reginaldo de Campos, 41, todos estão focados em auxiliar as crianças. “O intuito do nosso projeto é poder, com os trabalhos realizados, ajudar a formar cidadãos”, afirmou Campos. Ainda segundo o presidente, a intenção do grupo é ampliar os trabalhos para outros bairros.
A associação já está se mobilizando para realizar algumas atividades especiais no dia 12 de outubro. As crianças poderão se divertir com alguns brinquedos que estarão presentes, além das tradicionais atividades. Corte de cabelo também será oferecido.
Quem tiver o interesse em participar das atividades oferecidas pelo projeto Voz Comunitária pode se dirigir até o São Judas de segunda a sábado. As aulas de karatê estão sendo ministradas pelo professor Diego nas segundas e sextas-feiras, das 20H00 ás 21H00. O professor Cabral está responsável pelo futsal, que está sendo realizado ás quintas das 18H00 ás 19H00 e aos sábados, das 7H30 ás 10H30. As aulas de basquete estão acontecendo aos domingos das 8H00 ás 10H00 sob responsabilidade do professor Diego.
O instrutor Canudo e o graduado Torresmo são os responsáveis pela modalidade da Capoeira, que está sendo realizada ás terças e quintas-feiras das 19H00 ás 21H00. O professor Luiz Piva está responsável pelas aulas de Educação Física e Jiu-Jitsu. A Educação Física é voltada para crianças até sete anos de idade e está ocorrendo todas as quartas das 17H00 ás 18H00. O Jiu-Jitsu está sendo realizado ás quartas-feiras. Das 18H00 ás 19H00 a atividade é voltada para crianças de 8 a 13 anos e a partir das 19H00 para acima de 14 anos.
Leave a Reply