A sede da Defesa Civil de Itapira recebeu, na manhã dessa quarta-feira, dia 8, um treinamento teórico e prático sobre salvamento veicular e desencarceramento. O trabalho deu sequência à capacitação teórica realizada no final de novembro, na sede do 2º Sub-Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em Mogi Guaçu, quando foram abordados assuntos referentes ao conhecimento e manuseio de equipamentos.
O treinamento foi ministrado pela Concessionária Renovias e foram apresentadas técnicas de corte, retirada de vítimas e estabilização de veículos em relação ao salvamento veicular e desencarceramento. Os equipamentos utilizados foram da Defesa Civil, entre eles um desencarcerador doado pela empresa Ypê, de Amparo.
O treinamento foi ministrado por Alexandre Bueno da Silva e Aguinaldo Cardoso da Rocha, supervisor e coordenador de tráfego da Renovias, respectivamente, e reuniu cerca de 30 pessoas entre agentes da Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). No próprio pátio da corporação foi realizado um simulado utilizando um carro acidentado, em que foram empregados os equipamentos – entre eles o desencarcerador, muito utilizado em acidentes em que a vítima fica presa nas ferragens – e as técnicas aprendidas.
Para o coordenador da Defesa Civil de Itapira, Ronaldo Ramos da Silva, o treinamento prático foi efetivo por incorporar as técnicas apresentadas na capacitação teórica que os agentes haviam recebido. As técnicas de corte e extorsão da fuselagem, assim como a abordagem da vítima presa no veículo, também foram utilizadas.
Deixe seu comentário