Grandes incêndios vem forçando dezenas de milhares de pessoas a fugir de suas casas na área de Los Angeles, nos Estados Unidos, e ainda não há previsão de quando a situação – que foi manchete mundial, na cidade irá voltar ao normal. Na quarta-feira, 22, um novo incêndio florestal surgiu ao norte de Los Angeles, sobrecarregando ainda mais as equipes dos bombeiros.
![some text](https://tribunadeitapira.com.br/wp-content/uploads/2021/07/1064x300-1.png)
O itapirense Anthony Kressel, ator envolvido em diversas produções hollywoodianas, esteve muito próximo da grave situação enfrentada pela cidade e conversou com o Tribuna a respeito.
Kressel contou que o dia 7 de janeiro havia começado normal, com previsões climáticas de possíveis mudanças no tempo. “Por volta das 14h30 começou um vento anormal para o mês de janeiro, ou seja, um vento classificado perigoso, que chegou com tanta forca que atingiu seus 120km/h”, disse.
“Ao decorrer do dia optei por trabalhar em casa, prevendo que poderia acontecer algo mais que inesperado pelo fato do vento estar forte e sem controle. Por fim, chega ao entardecer e recebemos uma notificação via SMS mostrando onde se iniciava um ponto de fogo. Eu moro em Sherman Hills onde que provavelmente nao imaginava que o fogo pudesse chegar”.
O itapirense contou que no decorrer de três a quatro horas as notícias mostraram proporções enormes do incêndio, que já havia consumido um longo trecho da parte costeira de Malibu e se encaminhava para Palisadas – uma área nobre de famosos.
“No dia seguinte foi o chamado “fogo do inferno”. Foi exatamente assim o que vimos quando acordamos. Lembro que dormimos por aproximadamente 3 horas porque a tensão era alta e o vento continuava forte e incansavelmente destruidor. Primeiro fui ao meu café, coisa que faço toda manhã antes de tudo, e fomos ver como estava a situação. Pela nossa surpresa, Los Angeles estava em chamas, sim isso mesmo em chamas. Algo que eu jamais poderia imaginar, jamais poderia presenciar, mesmo tento ficado por dias em uma guerra em Gaza. O que eu vi, a altura do fogo, para se dar uma ideia, eram chamas de 3 a 4 metros de altura. Era assustador e ao mesmo tempo devastador”.
Nesse dia já eram oito pontos de fogo pela cidade, tendo sido destruídos diversos bairros. “Aqui começa o ponto onde o medo passa a te consumir por inteiro. Passei o dia todo em casa e incansavelmente escutando helicópteros e aviões sobrevoarem minha área, mas estávamos confiantes e para nós o fogo estava cerca de 30 km de distância. Mas nao era bem assim. O forte vendo dos dois dias começou alargar mais os incêndios”.
Evacuação
Kressel destacou a atuação incansável dos bombeiros que não pararam por dias, mesmo com as reservas de água terem se esgotado. Por fim, o itapirense precisou ser evacuado. “Era 11 de janeiro e achamos que estava tudo bem, mas infelizmente recebemos a notícia de que teríamos que ser evacuados. Foi ai que ficamos sabendo que o fogo estava subindo por Brentwood, onde permaneceu por um dia e subiu até o pico da montanha”.
“Arrumamos tudo, documentos, coisas mais que necessárias e saímos de casa. Dói e dói muito você ter que deixar tudo para trás, mas eu mantive minha fé, mesmo vendo tudo ao meu redor. Fomos para casa do meu sogro onde eu consegui passar somente uma noite, estava muito preocupado com a casa e o que fogo poderia destruir. A casa estava sem energia e mesmo assim resolvi ficar, medo? Sim muito medo”.
Kressel contou que começou a jogar água em cima da casa várias vezes, já que o fogo estava a quatro quilômetros de sua residência. Até que no dia 14 de janeiro ele recebeu a notícia de que barreiras foram criadas a tempo para não consumir seu bairro, Beverly Hills e Hollywood Hills.
Alívio
“Então por fim conseguimos ter um ar de vitória, mesmo sabendo que nada acabou ainda. Como todos podem ter acompanhado pelas redes sociais, muita coisa é falsa, mas 80 por cento é real e surreal. Hoje estamos em casa, mas ainda com Palisadas e Eathon os dois maiores fogos acesos com nossos guerreiros lutando dia e noite para conter todo esse terror”.
O itapirense ainda disse que por meio desse relato dado ao Tribuna, agradece todos os seus amigos que de alguma forma tentaram contato com ele. “A nossa gratidão imensa e vocês que ligaram mandaram mensagens, vocês nao sabe o quanto ficamos acolhidos neste momento de tanta dor e perdas. Quero também deixar aqui meu agradecimentos a toda corporação de bombeiros de Los Angeles – México e Canada. Vocês são Heróis”.
“Viva o hoje como se este fosse o último dia de sua vida. Como se esta fosse a tua última chance de fazer tudo valer a pena. Faça aquilo que voce tem vontade, aquilo que te faz feliz. Viva intensamente cada segundo, pois ele é único”.
![](https://tribunadeitapira.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Fogo-LA-3-608x1024.jpg)
![](https://tribunadeitapira.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Fogo-LA-2-584x1024.jpg)
![](https://tribunadeitapira.com.br/wp-content/uploads/2025/01/fogo-LA-752x1024.jpg)
Deixe seu comentário