A formatura dos 24 novos agentes da Guarda Civil municipal foi realizada na última sexta-feira, dia 14, no Centro Esportivo de Lazer Hideraldo Luiz Bellini, mesmo local onde abriga a sede da GCM. Na Cerimônia, estiveram presentes os formandos e os 71 atuais agentes da corporação, assim como autoridades locais do Legislativo, Executivo, Judiciário e da Polícia, além de diversas corporações de outros municípios que vieram prestigiar a graduação.

some text


A Escola de Formação teve início em maio, sendo cumpridas 800 horas de curso entre práticas e teóricas, incluindo a matriz do Ministério da Justiça, sendo abordados parte operacional e legislação e temas como abuso de autoridade, ética, estatuto da criança e adolescente e violência doméstica. Na solenidade, ocorreu a apresentação oficial dos novos agentes, juramentos e a entrega de certificados.

A expectativa da população sobre a formatura e integração dos 24 novos agentes, que irão aumentar em 35% o efetivo da corporação, fazendo a mesma alcançar 95 oficiais, é justamente a respeito da melhora dos padrões de segurança de Itapira. Como está sendo observado, houve uma escalada da violência nesse pós pandemia, principalmente em relação a roubos e assaltos. A reportagem esteve presente na formatura e conversou com autoridades municipais, questionando justamente a melhora nesse segmento que o aumento do efetivo trará para a cidade.

Segundo o Secretário de Defesa Social de Itapira, Coronel Antônio José Rodrigues Gonçalves de Almeida, a formatura e integração dos novos agentes é um complemento de um projeto da administração para melhorar a segurança do município. “As expectativas são as melhores. Temos um planejamento para usar os meios que a nossa administração ofereceu para a corporação. A vinda dos 24 novos agentes veio complementar nosso projeto para com a segurança. Adquirimos seis novas viaturas e, pela primeira vez, temos veículos SUV com compartimento de presos à disposição. Viatura para operação rural e 34 pistolas 9 mm. Isso foi investimento que a administração fez na Guarda e concluímos agora com a nomeação de mais 24 agentes, elevando nosso efetivo. O objetivo é chegar a 100. Com esses meios, temos condições de fazer um planejamento mais adequado. Temos propostas de colocar os agentes na rua para que deem a sensação de presença e façam um policiamento preventivo em todas as regiões da cidade. Temos a expectativa de colocar oito viaturas em patrulhamento. Buscar cobrir todos os espaços. Estamos preocupados com a área rural, não tínhamos meios, agora vamos conseguir. Trabalhamos em cima da prevenção, ela de fato inibe ações, a presença do agente já é um fator inibidor. Com relação ao aumento da violência, é um problema social. Existe uma deficiência legal nesse ponto. A legislação não ajuda, temos que parar de ficar enxugando gelo”, comentou Almeida.

Para o Prefeito Toninho Bellini, o aumento do efetivo da GCM era uma prioridade e promessa de campanha, que está sendo cumprida. “Sensação é de dever cumprido. Desde o início tivemos preocupação com a segurança pública. Além da promessa de campanha, a necessidade urgente que tínhamos de tomar providencias para melhorar a condição de segurança da cidade. Quando deixei minha segunda gestão tínhamos quase 100 guardas. A administração anterior cancelou o concurso público para a contratação dos guardas, o qual reativamos em 2021. Hoje, felizmente, após o treinamento, podemos dar posse em 24 guardas municipais. Paralelo ao aumento do nosso efetivo, investimos em inteligência. Hoje temos oito pontos de câmeras instaladas em entrada e saída do município, para fazer monitoramento de placas para poder auxiliar os trabalhos da guarda e das policias. O último concurso que foi realizado da guarda foi em 2009, passado todo esse tempo, estamos novamente aumentando o efetivo da corporação. A cidade cresceu e se desenvolveu. O aumento da criminalidade é latente por todo o estado e temos que acompanhar a situação e poder dar uma condição de segurança melhor para nossa população”, disse Bellini.

Para o Comandante da Guarda Civil Municipal, Mirovaldo Farabello, o aumento do efetivo irá deixar os trabalhos muito mais eficientes. “Nossa expectativa é positiva. Nossa eficiência irá aumentar. Os 24 novos agentes irão ajudar tanto a população como também os trabalhos do dia a dia da corporação”, comentou Farabello. Para o atual presidente do Conseg (Conselho Municipal de Segurança), José Bernardes, essa é a oportunidade de aumentar o patrulhamento de Itapira. “Avalio essa formatura como uma boa oportunidade de aumentar a sensação de segurança da população. Teremos maior possibilidade de aumentar o patrulhamento no município, assim como a frequência da presença de viaturas nos bairros, além de poder ter mais agentes”, disse Bernardes.

Segundo a Guarda Civil Municipal e responsável pela Escola de Formação, Paula Márcia Antônio, os novos agentes irão trazer um respiro para a tropa e todos estão muito bem preparados para atuar em Itapira. “Para nós que estivemos na instrução é muito gratificante a formatura. A tropa estava há quase doze anos sem um concurso. Essa nova turma vai trazer um respiro para a corporação. A cidade cresceu e a criminalidade se especializou. Tínhamos que fazer a melhor preparação possível, principalmente da parte prática, por isso os encarregados foram os responsáveis por treinar aqueles que seriam comandados por eles na rua. Hoje tivemos quase 100% da formação por guarda municipais que tem longa experiência de casa”, explicou Paula.

Os novos agentes, e que irão se juntar as atuais equipes da GCM, são: Alexandre Soares Pereira, Allan Robson Juvêncio, Anne Elyse Carvalho Borges dos Santos, Bruno Aureliano Damião, Bruno Henrique da Silva Cáceres, Bruno Silva Figueredo, Carlos Augusto Ferreira da Costa, Cláudio José Simões, Felipe Adolfo de Oliveira, Grace Ortolan, Iris Laura Batista Martins, José Aparecido Vesco Scoton Júnior, Kárica Diane de Campos Queluz Luciano, Kayowan Fernandes, Lair Aparecido da Silva, Luís Augusto de Godoi Bueno, Luís Henrique Florence da Silva, Maichi dos Santos Benatti, Mateus Guzzo dos Santos, Mateus Mikael Carlos, Nickolas Martins Delvechio, Nilson Luiz dos Santos, Rafael Marques de Brito e Vanderson Wellington André.

Fotos Paulo Bellini

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.