O Curso de Formação que irá preparar os novos agentes da Guarda Civil Municipal teve início na segunda, 23, em uma aula inaugural realizada no auditório do Uniesi. No dia, estiveram presentes 23 aprovados no concurso público realizado no final do ano passado mas, conforme apurado pela reportagem, um novo integrante foi incorporado no grupo, que agora conta com 20 homens e 4 mulheres. O número irá representar um aumento de 35% no efetivo da corporação municipal que, hoje, conta com 71 agentes e, após as 800 horas de curso, passará a ter 95.
A cerimônia de abertura do curso foi realizada no campus central do Uniesi, localizado na Avenida Rio Branco, e teve início ás 10h00. Além dos 23 novos agentes, estiveram presentes autoridades municipais, os instrutores responsáveis por ministrar o curso, integrantes da GCM e do Canil de Itapira e representantes de corporações da região. Os futuros integrantes da corporação foram apresentados pelo Comandante da GCM de Itapira, Mirovaldo Farabello, sendo eles Alexandre Soares Pereira, Allan Robson Juvêncio, Anne Elyse Carvalho Borges dos Santos, Bruno Aureliano Damião, Bruno Henrique da Silva Cáceres, Bruno Silva Figueredo, Carlos Augusto Ferreira da Costa, Cláudio José Simões, Felipe Adolfo de Oliveira, Grace Ortolan, Iris Laura Batista Martins, José Aparecido Vesco Scoton Junior, Kárica Diane de Campos Queluz Luciano, Kayowan Fernandes, Lair Aparecido da Silva, Luís Augusto de Godoi Bueno, Luís Henrique Florence da Silva, Mateus Guzzo dos Santos, Mateus Mikael Carlos, Nicholas Martins Delvechio, Nilson Luiz dos Santos, Rafael marques de Brito e Vanderson Wellington André.
O prefeito Toninho Bellini esteve presente na aula inaugural e comemorou a retomada do crescimento do efetivo da GCM, que havia sido promessa de campanha. “Estamos vivendo um momento crítico em relação à segurança, com as questões de roubos e furtos que aumentaram muito após o período da pandemia. Existe uma reclamação geral da população e com razão. Temos que atuar para que possamos minimizar essa situação. Nos quatro anos do meu primeiro mandato como prefeito e mais o primeiro ano do segundo, realizamos três concursos públicos e, na época, dobramos o efetivo da Guarda, deixando ela com 100 agentes. Entrei agora em 2021 e ela estava apenas com 71 agentes. Com essa nova turma que será preparada, vamos retomar o efetivo da Guarda e nos aproximar novamente dos 100 agentes. É um momento importante, fizemos as propostas de que estaríamos atuando para aumentar o efetivo da corporação e dar maiores condições de trabalho e isso está sendo cumprido”, disse o prefeito.
O curso será realizado utilizando a matriz do Ministério da Justiça, sendo abordados parte operacional, legislação e temas como abuso de autoridade, ética, estatuto da criança e adolescente e violência doméstica. Ao todo, serão 800 horas de curso entre aulas teóricas e práticas, das quais 160 horas serão específicas sobre armamentos e tiro, com previsão de término para setembro. Os instrutores das disciplinas foram selecionados através de processo seletivo interno da Prefeitura e o quadro docente é composto por membros da própria corporação e também de outras secretarias. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira das 7h00 às 16h30 na Sala de Instrução da Secretaria de Defesa Social. A GCM atua no município como força auxiliar da polícia. O curso irá realizar adequações no treinamento e enriquecer a matriz curricular dos futuros agentes. O curso desse ano, com 24 integrantes, será o maior desde 2005.
Para o Secretário de Defesa Social, Coronel Antônio José Rodrigues Gonçalves de Almeida, a administração municipal, além de aumentar o efetivo da corporação, está dando meios e recursos para que os agentes tenham melhores condições de trabalho. “A expectativa é de que a produtividade da Guarda aumente. É uma alegria muito grande. Não se faz nada sem efetivo e sem meios e essa administração está oferecendo para Itapira o aumento de ambos. Adquirimos 29 pistolas 9mm e substituímos os revolveres para melhorar o poder ofensivo dos agentes. Deixamos em dia as instruções legais e atualizamos todos os ensinos obrigatórios, como o treinamento de tiro. Estamos com duas novas viaturas já sendo utilizadas e com previsão da chegada de pelo menos mais duas”, comentou o secretário, que também esteve ao lado de Toninho Bellini nas primeiras gestões de governo e participou diretamente do aumento do efetivo da GCM naquela época.
O concurso público foi realizado em setembro de 2021, após o certame ser desmarcado em 2020. Na época, se inscreveram 1.321 candidatos mas, após o concurso ser reagendado, a prova prática apresentou uma abstenção de quase 70%. Os aprovados realizaram em outubro do ano passado o Teste de Aptidão física como continuidade do processo.
Deixe seu comentário