Começa nessa terça-feira, dia 17, uma nova etapa do Plano São Paulo, que libera de forma geral as atividades dos setores de comércio e serviços, além de eventos sociais. A fase chamada de retomada segura é a mais flexível da ação estadual desde o início da pandemia da Covid-19 havia sido anunciada semanas atrás pelo Governo do Estado. Os estabelecimentos agora passam a funcionar sem limites de capacidade e horário, porém as máscaras de proteção e uso do álcool em gel continuam obrigatórios.

some text


Pelas novas regras, os estabelecimentos que até então deveriam atender até meia-noite e com 80% da capacidade estão liberados a funcionar sem limite na capacidade e horário. A determinação beneficia principalmente bares, lanchonetes e restaurantes, setores mais impactados pelas medidas restritivas adotadas pelo Estado, mas engloba também salões de beleza e barbearias, atividades culturais e academias de esportes.

De acordo com as previsões do governo, não haverá mais restrições a partir de 17 de agosto. A ordem é eliminar todas as limitações de horário e liberar atendimento presencial com capacidade de 100%, mas mantendo as regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene em vigor. Na retomada segura, as normais gerais e setoriais de segurança sanitária continuam as mesmas da fase de transição e válidas para os 645 municípios.

Outro ponto da flexibilização será a permissão para realização de eventos sociais, museus e feiras corporativas, procedimento que estava proibido desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, a liberação estará condicionada ao controle de público e o uso de máscara será obrigatório. Os eventos também não podem gerar aglomeração.

“Eventos sociais, corporativos, culturais e esportivos passam a ser permitidos em um modelo onde não há restrição de ocupação, mas permanece a restrição de distanciamento. Então, o cálculo de ocupação precisa ser realizado, porque não pode haver aglomeração, e as pessoas precisam estar distanciadas. O uso de máscaras permanece”, disse Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Os municípios que desejarem podem adotar medidas mais restritivas. Em Itapira a tendência é manter as mesmas normas anunciadas pelo Estado. A decisão do governo estadual em relaxar as regras do Plano São Paulo foi provocada pela diminuição no número de casos, mortes e internações. As mudanças foram anunciadas pelo governador João Doria (PSDB) e pelos membros do Centro de Contingência do Coronavírus nas últimas coletivas de imprensa.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.