As eleições municipais de 2024 para vereador “carimbaram”, dentre os 13 eleitos, dois nomes estreantes para o Legislativo Itapirense a partir do próximo ano: Edison Aparecido Cardoso (PP) – o Edison da Auto Escola, e Rogério Aparecido Codogno (REP) – o Rogério do Allan Kardec. Eles foram eleitos, respectivamente, com 607 e 640 votos. Em conversa com o Tribuna durante a semana, ambos contaram um pouco sobre a expectativa de legislar na Câmara pela primeira vez e sobre os desafios que esperam.

some text


Edison

Edison contou que ele próprio colocou a divulgação de sua campanha em prática, até que na reta final começou a observar as pessoas já se dirigindo a ele como seu candidato, momento em que Cardoso sentiu que a eleição poderia ser uma realidade.

“Eu fiquei muito em semáforo e foi onde eu senti, já no final da campanha, que poderia dar certo. Eu ia entregar os panfletos e as pessoas brincavam comigo no carro dizendo pra mim que “já tinham um candidato” e mostravam meu santinho. Demorou para chegar a esse ponto e foi um momento bem bacana que revigorou as minhas forças”.

Cardoso disse já ter a expectativa de levar à Câmara alguns projetos. “Estou ansioso, não vejo a hora de colocar em votação um projeto anticorrupção. Estamos com um planejamento, envolvendo diversos temas, mas esse será uma das minhas prioridades”.

Ele também destacou a força que seu grupo vai ter dentro do Legislativo. “Sabemos da qualidade e força que teremos lá dentro. São oito cadeiras da oposição, estamos firmes e conscientes. Deixo bem claro que não vou mudar o que sou, jamais. Quando tenho uma linha vou até o final”.

“Conto com o apoio do Deputado Barros Munhoz para os projetos. Estamos atentos e analisando tudo. É difícil entrar pela primeira vez, mas sei que na próxima não vou sofrer mais, pois quem trabalha para o povo vence”.

Rogério

Codogno contou que sua expectativa era superar sua votação da última eleição e que, quando isso ocorreu durante a apuração, foi o momento que viu a possibilidade de se tornar vereador. “Minha expectativa era superar os votos da minha primeira eleição, em 2020 (470 votos). Me dediquei bastante na campanha, ouvi a população e senti que eles sentiram confiança em mim e no meu trabalho. Acreditei que conseguiria atingir meu objetivo. Percebi durante esses 45 dias de campanha que muitas pessoas estavam me apoiando e torcendo por mim, mas somente no dia da apuração, após ultrapassar os votos da última eleição, vi que poderia ser eleito”.

O debate de opiniões, escutar a população e elaborar projetos são um dos pontos principais da pauta de Codogno. “Trabalhei bastante para chegar até aqui, é um desafio grande, mas estou disposto a aprender, ouvir, estudar, discutir opiniões e dar meus argumentos, assim procurando exercer da melhor forma possível o cargo no qual me foi confiado. Pretendo melhorar a qualidade de vida da população, fiscalizar, elaborar projetos de leis e ouvir o povo”.

Sobre a composição que se formou na Câmara para a próxima legislatura, disse que “respeito a todos que foram eleitos, acredito que cada um vem para agregar projetos positivos para a nossa cidade e vamos lutar para que seja aprovado o que for melhor para a população”.

Retornando

Além dos estreantes e que se reelegeram, a próxima legislatura da Câmara terá o retorno de três nomes que já atuaram como vereadores em Itapira, sendo Mauricio Cassimiro de Lima (PL), Tiago Fontolan Batista (PL) e Professora Marisol (REP). Cabe destacar que os três retornam a atuar junto no legislativo depois de oito anos, já que em 2016 todos se elegeram vereadores.

Dr. Maurício se elegeu novamente com 1.049 votos – o quarto mais bem votado. Ele já havia sido vereador após as eleições de 2012 e 2016, períodos em que foi Presidente da Câmara em duas oportunidades.

Tiago Fontolan garantiu 827 votos para sua eleição. Ele havia sido eleito pela primeira vez em 2016 e, durante aquele governo – de José Natalino Paganini, chegou a ser Secretário de Cultura e Turismo, Promoção Social e Governo, até que retornou para a vereança em 2019. Professora Marisol se elegeu com 581 votos e retorna à Câmara após ter vencido em 2016 e atuado no Legislativo entre 2017 e 2020.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.