Três estudantes de Itapira estão na expectativa para chegar a grande final do EPTV na Escola, concurso proposto pela emissora de televisão afiliada da Rede Globo, com o objetivo de estabelecer uma comunicação mais efetiva com a área da educação através da produção de redações pelos alunos das escolas da região.

some text


O concurso foi anunciado em abril, momento em que os estudantes do último ano do ensino fundamental (hoje denominado 9º ano) das cidades de cobertura geográfica da EPTV Campinas, Ribeirão, Central (São Carlos) e Sul de Minas (Varginha) começaram a se preparar para a produção das redações e envio das mesmas. O tema escolhido pela emissora neste ano foi “Somos a natureza. Por que precisamos restabelecer nossa relação com ela?”.

Em um primeiro momento, 15 redações de cada município foram selecionadas pela EPTV. Com isso, os estudantes já garantiram o direito de realizar uma visita aos estúdios da emissora e observar como funciona toda a produção e apresentação do jornalismo televisionado. Após duas fases e atualmente na semifinal do concurso, estão as itapirenses Helena Rotoli Bittencourt e Silva – do COC, Yasmin da Silva Nejo Cirino – do Pedro Ferreira Cintra e Júlia Colferai de Mello– do SESI.

Agora, a EPTV irá selecionar as dez melhores redações que serão as finalistas do concurso. O resultado, de acordo com a programação da emissora, será divulgado no próximo na terça-feira, dia 3. “Espero conseguir passar para a final, porém, estar na semifinal foi uma grande surpresa pois tenho mais facilidade em exatas. Foi muito gratificante”, comentou a estudante Helena Rotoli, de 15 anos.

Helena contou ao Tribuna que vem se relacionando mais com a área da redação devido aos estudos e preparo para o vestibular. “Nunca tive o costume de escrever, mas esse ano comecei a me esforçar e tive uma ótima mentora”, comentou citando a professora Raquel Guiraldelli. A estudante Júlia Colferai vem sendo orientada pela professora Natália Sartori e Yasmin Cirino pela educadora Príncia.

Helena vive a expectativa de sua redação, intitulada “Minha relação com a natureza” ser uma das dez finalistas. A solenidade de encerramento e entrega dos prêmios aos alunos, professores e escola do campeão do concurso está marcada para o dia 23 de novembro. “Nunca cheguei em uma conclusão sobre a carreira profissional a ser seguida, mas a área que mais me chama atenção é a de exatas, como a matemática. Biologia também é uma possibilidade”, concluiu.

Os autores vencedores, além dos prêmios, terão a oportunidade de produzir uma série de reportagens com base nos textos de suas redações junto à emissora. Nos 23 anos que o EPTV na Escola foi realizado, 1 milhão e 840 mil alunos já fizeram a redação e, destes, 130 mil visitaram a sede da emissora e 210 foram premiados.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.