O Canil da Guarda Civil Municipal de Itapira comemorou 14 anos de atividades na sexta-feira, 19. Para marcar o aniversário do GOC (Grupo de Operações com Cães), a Prefeitura organizou uma celebração especial na sede da corporação, pela manhã, com a participação de autoridades civis e militares e componentes de grupamentos de cidades da região, bem como demais convidados.

some text


Além de discursos, a solenidade foi marcada por demonstrações das operações desenvolvidas por guardas e cães. O Canil da Guarda itapirense foi criado por decreto datado de 19 de novembro de 2007, assinado pelo prefeito Toninho Bellini. A sede foi inaugurada três anos depois, em julho de 2010, ainda sob gestão do atual do chefe do Executivo.

Desde então a corporação ganhou estrutura maior e hoje presta significativos serviços à população no segmento de segurança pública, principalmente no combate ao tráfico de drogas e ocorrências direcionadas a buscas e salvamentos. A equipe conta atualmente com cinco agentes em trabalho com os cães e todos são treinadores.

“Hoje, além do serviço policial, estamos trabalhando também na parte social que o Canil pode desempenhar. Em 2022 iremos participar ainda mais de trabalhos em escolas, que envolvam crianças, fazendo nossas demonstrações”, adiantou o encarregado do Canil da GM, Paulo Adriano Dias dos Santos. O grupamento é composto ainda pelos GMs Neto, da Silva, Claudinei e Massari e pelos cães Hunter, Shena, Aysha, Kiara e Wood.

Durante o evento, o comandante da Guarda, Mirovaldo Farabello, destacou a responsabilidade e empenho técnico da equipe nas diversas ações realizadas no município. “Foram inúmeras operações, especialmente envolvendo tráfico de drogas, em que os cães foram fundamentais. Esse é o momento de agradecer e enaltecer a todos que nesse período colaboraram para a evolução e sucesso do setor. É graças ao empenho, responsabilidade e profissionalismo de cada um que nosso trabalho reflete não apenas em âmbito municipal, mas também em toda a região”, discursou.

O secretário municipal de Defesa Social, coronel Antônio José Rodrigues Gonçalves de Almeida, reconheceu o esforço de todos que colaboram com o crescimento do Canil. “Desnecessário dizer que a atividade de policiamento com o auxílio de cães é de fenomenal importância para o efetivo policiamento preventivo e também repressivo do nosso município”, enalteceu.

O prefeito ressaltou a importância da iniciativa nascida em 2007. “É de extrema importância o emprego dos cães na segurança pública. Essa boa relação vai continuar para sempre devido à admiração que a população tem pela corporação”, reforçou Bellini. “Nossa relação com a Guarda Municipal sempre foi muito boa. Sempre valorizamos e sempre tive o maior carinho pela corporação. O reconhecimento que temos, não só a nossa administração, mas também toda a população, é muito grande. Com o novo concurso, chamaremos mais guardas no ano que vem para compor essa valorosa corporação e assim oferecer mais segurança ao município”, afirmou.

Após os pronunciamentos oficiais, os guardas Paulo, Neto, Da Silva, Claudinei e Moacir, integrantes da equipe do Canil, fizeram apresentações com os cães, que envolveram algumas simulações das operações enfrentadas no dia a dia. Foram demonstrados abordagem de veículo e um suspeito, controle de distúrbio civil e apresentação de técnicas.

Os cães do Canil da GM podem atuar no patrulhamento dos próprios municipais, em operações de busca, resgate e salvamento, como apoio à Defesa Civil e demais situações de socorro, em demonstrações de cunho educacional e recreativo, em operações especiais ou de rotina do patrulhamento motorizado e como apoio às policias civil, militar e demais órgãos devidamente instituídos. O evento também contou com a participação das guardas municipais da região, como Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Estiva Gerbi e Laranjal Paulista, além da Polícia do Exército de Campinas, do comandante da Polícia Militar de Itapira, capitão Fábio Vieira, e do delegado titular do município, Anderson Cassimiro de Lima.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.