A votação em Itapira na manhã desse domingo, dia 2, foi marcada por longas filas nas seções eleitorais. A aglomeração de eleitores já foi registrada antes mesmo de os portões se abrirem, às 8h00, e se manteve até as primeiras horas do pleito.
Segundo apurado pela reportagem com integrantes do Cartório Eleitoral e Mesários que trabalham nas seções, o período da manhã é sempre mais movimentado pois acaba sendo a escolha da grande maioria dos eleitores. A parte da tarde e momentos finas da eleição, que termina às 17h00, devem ser bem mais tranquilos.
A maior movimentação, que deixou também o trânsito carregado na região, foi na escola Elvira Santos de Oliveira, na região da Santa Cruz, que possui o maior colégio eleitoral do município com 17 seções e 6.793 eleitores. Itapira possui para essa eleição 57.492 pessoas aptas à votar, das quais 52% são mulheres.
A Biometria, leitura das digitais do eleitor para identificação, novidade em Itapira para a eleição desse ano, ocorreu, de forma geral, tranquilamente. Havia a expectativa de que o novo processo fizesse com que a votação demorasse, porém, conforme apurado com alguns eleitores, a leitura biométrica funcionou bem e, nos casos onde as digitais da pessoa teve dificuldade em ser identificada, era dado continuidade na votação com a apresentação dos documentos pessoais.
MUDANÇAS
As reclamações que tomaram conta de algumas seções foram os locais de votação que foram alterados e, segundo os eleitores afetados, os mesmos não havia sido comunicados. Nesse ano, mais de 7 mil pessoas tiveram suas seções alteradas. As mudanças ocorreram na Escola Municipal “Isaura da Silva Vieira” e no Centro de Valorização do Trabalho (CVT) “Prefeito José Casimiro Rodrigues”.
Todas as seções eleitorais instaladas na Escola Isaura foram transferidas neste ano para as novas instalações inauguradas em outubro do ano passado e que funcionam na rua Rosana Avelina de Oliveira Preto, também no Cubatão. Os eleitores do CVT foram realocados para as instalações da FATEC Ogari de Castro Pacheco – na Rua Tereza Lera Paoletti, nº 570/590 – Jardim Bela Vista.
LIXO
Como era de se esperar, infelizmente, as ruas defronte as escolas amanheceram cheias com os famosos “santinhos”. Quem passou nos locais de votação já na noite do sábado, pode observar que a sujeira já estava por lá. Segundo apurado, equipes da Clean Max e Prefeitura iniciaram a limpeza ainda na madrugada, concluindo os trabalhos quando os eleitores já estavam na fila para a votação, mas muitos dos papéis se espalharam pelas ruas próximas.
Fotos – Paulo Bellini
Deixe seu comentário