O Ribeirão da Penha foi alvo de um mutirão de limpeza que mobilizou colaboradores das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Serviços Públicos, além de integrantes da Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira). O trabalho foi executado entre 29 de setembro e 1º de outubro e atendeu as margens do principal curso d’água que corta o município. Foram retirados perto de 1,1 mil quilos de resíduos.

some text


A ação foi coordenada pelos secretários José Aparecido Rostirolla (Meio Ambiente) e Adolpho Bellini Filho (Serviços Públicos) e atendeu trecho paralelo à avenida Ari Wilson Cremasco e rua Fenízio Marchini, nas regiões do Jardim Soares e Distrito Industrial Carlos Yonezawa. O resultado foi a retirada de um caminhão de detritos sólidos, dispostos irregularmente pela população, além de resíduos passiveis de reciclagem, que acabaram encaminhados para a Ascorsi.

“A iniciativa garante a disposição adequada desses materiais e serve como conscientização sobre esse tema, estimulando a criação de políticas voltadas ao bem-estar da população, onde todos devem ter a percepção que muito do material coletado acaba favorecendo o acúmulo de água e a proliferação do vetor causador da dengue, zika e a chikungunya (mosquito Aedes aegypti)”, lembrou o biólogo da Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), Anderson Martelli.

Martelli lembrou que resíduos dispostos de maneira inadequada podem representar a contaminação do solo e da própria água. As ações de limpeza terão sequência em outros pontos do município classificados pela pasta como ‘viciados’. “Pedimos carinhosamente a contribuição da população quanto ao descarte irregular de resíduos. Devem ser seguidos os itinerários de recolhimento de materiais diversos pela Secretaria de Serviços Públicos, de recolhimento de resíduos orgânicos e domésticos e o trabalho desenvolvido pela Ascorsi quanto aos materiais passiveis de reciclagem, ferramentas exemplares da gestão de resíduos em nosso município e região”, completou o biólogo.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.