Após ter início em maio, a Escola de Formação, responsável por preparar os 24 novos agentes da Guarda Civil Municipal, será concluída hoje, dia 11. Foram 800 horas de curso que incluíram a matriz do Ministério da Justiça, sendo abordados parte operacional e legislação e temas como abuso de autoridade, ética, estatuto da criança e adolescente e violência doméstica.
Para efeito de formalidade e efetivação dos novos agentes, uma cerimônia de formatura está marcada para ocorrer na próxima sexta-feira, dia 14, a partir das 9h30 na sede da corporação, localizada na região do Cubatão. Deverão estar presentes, além de autoridades municipais e do poder público, os agentes que já fazem parte da corporação e que irão receber em suas equipes os novos GCMs.
Segundo a Guarda Civil Municipal e responsável pela Escola de Formação, Paula Márcia Antônio, os novos agentes estão mais do que preparados para integrar a corporação municipal, principalmente pelo grande trabalho realizado com os exercícios práticos. “Nunca houve um curso com uma programação tão extensa. Eles foram inseridos aos poucos no estágio prático e realizaram trabalhos acompanhando ocorrências e exercícios de abordagem. A turma está preparada e irá chegar para somar”, disse Paula em conversa com a reportagem.
O evento tem em sua programação a Incorporação dos novos guardas à corporação, juramentos, entrega dos diplomas e discursos. Os formandos são: Alexandre Soares Pereira, Allan Robson Juvêncio, Anne Elyse Carvalho Borges dos Santos, Bruno Aureliano Damião, Bruno Henrique da Silva Cáceres, Bruno Silva Figueredo, Carlos Augusto Ferreira da Costa, Cláudio José Simões, Felipe Adolfo de Oliveira, Grace Ortolan, Iris Laura Batista Martins, José Aparecido Vesco Scoton Júnior, Kárica Diane de Campos Queluz Luciano, Kayowan Fernandes, Lair Aparecido da Silva, Luís Augusto de Godoi Bueno, Luís Henrique Florence da Silva, Maichi dos Santos Benatti, Mateus Guzzo dos Santos, Mateus Mikael Carlos, Nickolas Martins Delvechio, Nilson Luiz dos Santos, Rafael Marques de Brito e Vanderson Wellington André.
Na semana passada os alunos deram início ao estágio operacional em viaturas e no policiamento a pé, sendo essa a última fase do treinamento antes deles assinarem a posse no cargo e serem oficializados de maneira estatutária. Após a integração dos 24 novos agentes, o efetivo da corporação irá aumentar em 35%, passando a ter 95 guardas. Esse curso foi o maior realizado em Itapira desde o ano de 2005.
“A parte de legislação foi muito aprofundada no curso. Todos também tiveram contato com as Secretarias em que irão executar os trabalhos em parceria. Na próxima semana, eles irão estar realizando estudos sobre atendimentos em caso de ferimentos por arma de fogo. Todos estarão com uma boa experiência”, concluiu.
Deixe seu comentário