Locais públicos estão sendo constantemente alvos de ações de criminosos que furtam cabos e componentes elétricos gerando prejuízos aos cofres do município e, em alguns locais, prejudicando a população diretamente. Em casos mais recentes, o Parque Linear ‘Dra. Kátia Stevanatto Sampaio’ e a Praça Acil Peres foram alvos de ladrões.
A equipe de manutenção de praças e jardins da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer identificou na noite de sexta-feira, 6, o furto de parte dos cabos condutores de energia que alimentam postes de luz do Parque Linear ‘Dra. Kátia Stevanatto Sampaio’, no Parque Santa Bárbara.
A ação foi notada somente durante o procedimento de reativação da iluminação no local, que ficou desligada por algumas semanas para reduzir a aglomeração de pessoas em razão da pandemia da Covid-19. A avaliação inicial, com base no total de pontos de luz que estão sem energia elétrica, é que em torno de 300 metros de cabos de alimentação foram levados pelos ladrões.
“Do parquinho e espaço pet para baixo (sentido ao Jardim Santa Marta) são pelo menos uns 30 pontos de iluminação que ficaram no escuro. Estamos calculando que deve dar só de cabo uns 300 metros mais ou menos”, projeta o responsável pelas equipes de manutenção da SEL, André Hillo Rizzo.
Para o responsável pela equipe de manutenção da SEL, o furto foi cometido por pessoas que possuem certo conhecimento na parte elétrica, já que os cabos foram serrados. “Havia pedaços de serra de arco no local e as caixas de inspeção, que são lacradas, foram abertas com cuidado. Com certeza foram pessoas que já sabiam muito bem o que estavam fazendo”, ponderou Rizzo.
Na terça-feira, dia 10, outra situação parecida foi descoberta por servidores da Prefeitura, dessa vez na Praça Acil Peres, na Penha do Rio do Peixe. A ação dos ladrões foi minuciosa sendo subtraídos fiações, refletores, luminárias entre outros componentes do local.
As autoridades municipais estão se empenhando para tentar descobrir que são os autores dos furtos e também que está comprando os materiais. A manutenção será feita após a avaliação dos danos e compra de novos equipamentos.
Deixe seu comentário