Técnicos da unidade de Mogi Guaçu da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) estiveram no município em 17 de junho, para vistoriar as condições do Aterro Sanitário Municipal e avaliar o trabalho de gestão dos resíduos sólidos domiciliares. Após análise dos pontos apresentados no projeto executivo, foi atribuída nota de 9,1 ao IQR (Índice de Qualidade dos Resíduos), a maior dos últimos anos.

some text


A Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) foi informada da nota na quarta-feira, 30. As avaliações do IQR variam de zero a 7,0, para condições inadequadas, e de 7,1 a 10,0, para adequadas. “Recebemos uma nota excelente, bem próxima da máxima, e isso mostra que o trabalho realizado desde janeiro está sendo muito bem desenvolvido pela equipe da Sama”, destacou o prefeito Toninho Bellini.

Em abril, a Prefeitura obteve a licença de operação definitiva do Aterro Sanitário emitida pela Cetesb, com validade até 8 de abril de 2026. “Toda equipe da Sama ficou muito feliz com o resultado da avaliação e o reconhecimento do trabalho executado. As nossas ações estão sendo desenvolvidas dentro dos parâmetros estabelecidos pelos órgãos ambientais estaduais e federais e alinhadas com as políticas públicas estabelecidas para o setor”, afirmou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Aparecido Perentel Rostirolla.

Desde 1997 a Cetesb tem organizado e disponibilizado anualmente as informações sobre as condições ambientais e sanitárias dos locais de destinação final de resíduos domiciliares nos municípios paulistas, para elaboração do Inventário Estadual de Resíduos Domiciliares e o aprimoramento dos mecanismos de gestão ambiental no Estado de São Paulo. As informações coletadas avaliam as características locacionais, estruturais e operacionais dos espaços de tratamento e disposição de resíduos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.