A cada reedição da Festa de Maio, uma das preocupações centrais da prefeitura diz respeito à segurança dos participantes e expositores. Neste sentido, ganha relevância a presença ostensiva dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), cujo efetivo é deslocado em parte para dar suporte à realização do evento.
Patrícia Zacariotto, comandante da GCM, revelou que os acertos finais para definir o esquema de policiamento foram definidos no decorrer da semana e envolvem também a Polícia Militar. Conforme descreveu, foi feito um encontro do qual participaram ela, o secretário de governo Sandro César de Oliveira Almeida e comando da 3ª Companhia de Polícia Militar, para definição das diretrizes.
Patrícia informou ainda que além da presença ostensiva da GM e do apoio da Polícia Militar, a organização da festa vai investir na contratação de segurança particular, cujos agentes darão apoio preferencial durante a programação cultural e artística. O TRIBUNA quis saber se o fato de ter que também priorizar a festa – evento que atrai milhares de pessoas – não implica em desassistir outras atribuições do dia a dia da GCM, Patrícia mencionou que o planejamento realizado contempla a criação de dois efetivos, um para a manutenção dos trabalhos, e outro para dar respaldo no entorno que abrange o percursos onde estão instaladas as barracas, palcos e o Largo de São Benedito. “Iremos dobrar nosso efetivo”, assegurou.
Fiscalização
O TRIBUNA quis saber ainda como será operacionalizado o apoio à equipe de fiscalização durante o andamento da festa. Patrícia esclareceu que se houver registro de qualquer situação que exija a presença de agentes da GCM, os servidores do setor estão orientados em solicitar apoio imediato sem necessidade de designar uma equipe para cuidar exclusivamente deste tipo de demanda.” O setor de fiscalização foi todo ele deslocado para oferecer cobertura durante a festa. Caso haja necessidade do nosso apoio, nossas equipes estarão à disposição”, completou.
Religião
A participação de religiosos convidados pelo pároco André Ricardo se dará também neste domingo, dia 7 e na segunda, dia 8. A missa das 15h00 do domingo será ele próprio quem fará a celebração. Mas na missa das 19h00, a incumbência foi delegada ao frei Pedro Felix Matos. O gesto concreto será a entrega de farinha de trigo. Na segunda, dia 8, a missa das 15h00 terá como celebrante padre Claudio Braz e no período da noite, às 19h30, padre Rafael Araújo. O “gesto concreto” será a entrega de açúcar.
Cultura
A agenda cultural organizada pela prefeitura tem várias apresentações marcadas para os próximos dias em cada um dos três palcos montados na Festa de Maio e são uma atração à parte do tradicional evento. Veja a programação:
Dia 7
12h – Regional Mantiqueira (Palco Turista)
15h – BR3 Trio (Palco Turista)
19h – Energia Sport Center (Palco Praça)
19h – Duo Giovelli (Palco Turista)
20h – Aksioma Rock (Palco Praça)
21h – Rádio Sucata (Palco Cidade)
21h – Mão de Morsa (Palco Praça)
Dia 8
19h – Projeto Viva Música/Coral Flor de Lira (Palco Praça)
19h – Ed Campos (Palco Turista)
20h – Colégio COC (Palco Praça)
21h – OJOCA – Orquestra Jovem do Circuito das Águas (Palco Cidade)
21h – Banda Devanera (Palco Praça)
Deixe seu comentário