Figura histórica do carnaval de São Paulo, o itapirense Henrique Felippe da Costa, o Henricão, primeiro Rei Momo negro do carnaval paulista, ganhou destaque em um dos carros alegóricos da escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, que desfilou no Anhembi no sábado, 22.

some text


Eleito Rei Momo em 1973, Henricão integrou o grupo do circo Mundo Alegre de Piolim, que se apresentou no Anhembi na capital paulista na década de 70. Jornais da época ressaltaram que o itapirense renovava a imagem do monarca da folia, se sagrando o primeiro rei momo negro de São Paulo.

Henrique Felippe da Costa, nasceu no dia 11 de janeiro de 1908, em uma família humilde e simples, filho do senhor Felipe, violeiro e líder de Congada. Cantor, compositor, jogador de futebol e ator, saiu ainda adolescente de Itapira para ser goleiro, jogando no Velo Clube de Rio Claro e posteriormente no Floresta, em Amparo, até receber uma proposta para jogar no Corinthians, em São Paulo.

Na capital, entra em contato com a turma do time de futebol de várzea, no bairro da Bela Vista, onde participa da fundação da famosa escola de samba Vai-Vai, compondo o primeiro samba com o qual a escola desfilou em 1930. A vida artística lhe abriu portas para compor e gravar discos, formar duplas, viajar o Brasil fazendo shows e até mesmo participar de uma extensa lista de filmes como ator.

Ai, ai, ai, ai tá chegando a hora… famosa música “Está chegando a hora” foi composta pelo itapirense em 1942 e gravada por Carmem Costa, se tornando o grande sucesso do carnaval da época. É regravada em 1967 com êxito por Wilson Simonal e até hoje é fundo musical de torcidas nas finais de partidas esportivas em estádios.

Cartaz do Filme “Jeca e Seu Filho Preto” de 1978, com participação do itapirense junto com Mazzaroppi

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.