Tribuna de Itapira, uma imprensa livre. 

     Após oito anos em que Itapira mantinha apenas um jornal impresso em circulação, eis que em 3 de junho de 1989, surge o “Tribuna de Itapira”. Nasceu sendo impresso em oficinas terceirizadas até que, aos poucos, foram sendo adquiridos maquinários, com o então semanário passando a ser confeccionado em um modesto barracão situado à rua Joaquim Inácio da Silveira. Dois anos depois o “Tribuna” passou a ser bi semanário, circulando às quartas e sábados, mudando também de sede, agora no início da rua 24 de Outubro.  

     O aprimoramento fez com que fosse adquirida uma impressora offset e, com isso, em junho de 1996 houve nova mudança, desta fez circulando em três vezes por semana: terças, quintas e domingo.  

     Com o passar dos anos, a população itapirense começou a apreciar o jornalismo imparcial que estava sendo realizado, vendo um veículo de informação que se mostrava inabalável em suas diversas “batalhas” travadas e que marcaram época no município.   

     Até hoje, o jornal circula como trissemanário, só havendo um detalhe: é impresso em uma máquina rotativa própria. Nesse período, alterou em duas vezes seu endereço. Por 18 anos ficou instalado na avenida Rio Branco, esquina com a João de Moraes e, desde 2014, está na Padre Ferraz.  

     Décadas de circulação ininterrupta, muitos percalços foram e continuam sendo enfrentados. Tudo em prol de uma imprensa livre e voltada aos anseios de sua população, à qual o Tribuna de Itapira sempre defendeu.