Devido ao aumento de procura pela população com sintomas de gripe no Pronto Socorro do Hospital Municipal de Itapira e aumento de casos de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde novamente terá um local específico para atender pacientes suspeitos, reativando o Hospital da Solidariedade “Dr. Luiz Otávio de Barros Vieira”. O Boletim da Vigilância Epidemiológica publicado na terça-feira, dia 4, informa que nos últimos 15 dias foram 1040 casos de síndrome gripal atendidos na rede municipal. Quase 70 por dia. Esses casos podem ser confirmados como o coronavírus, ou gripe, como a influenza.

some text


O Secretário da Pasta, Vladen Vieira, afirmou que a municipalidade está em busca de profissionais de saúde, e assim que finalizar o processo de contratação reativará o atendimento no Hospital da Solidariedade. Ele não fixou uma data para início do serviço, porém afirmou que o atendimento de síndrome gripais no prédio com acesso pela Rua Vitório Coppos, 122, será retomado ‘assim que os profissionais médicos forem contratados”.

Vieira informou que nos últimos dias o atendimento tem sido em média 250 pessoas na unidade David Moro, localizada ao lado da recepção social do Hospital Municipal, que desde dezembro atende de forma unificada o Pronto Socorro Geral e o Pronto Socorro de Síndromes Gripais. “Ontem, segunda-feira, atendemos 350 pessoas. Praticamente 80% disso é síndrome gripal. Desde o final do ano já estávamos prevendo esse aumento de demanda. Quando acabou as restrições já sentimos um aumento. Além disso, esse ano praticamente não tivemos campanha de vacinação contra gripe, não tem vacina, e o governo federal não mandou mais”, informou.

O secretário explicou ainda que outro ponto que complica a situação foi que em 31 de dezembro se encerrou o contrato temporário de 120 servidores da área da saúde, desfalcando os recursos humanos da pasta. Um concurso público que contrata médicos e outros profissionais está aberto pela Prefeitura, além de cessar repasses de verbas federais.

Apesar dessas situações, Vieira afirmou que o atendimento no Hospital da Solidariedade será retomado. “Já estamos nos reorganizando. Estamos procurando profissionais para atender uma parte da demanda e levar o atendimento para o Hospital da Solidariedade”, afirmou. Esse espaço inaugurado em maio do ano passado, parou de funcionar como pronto socorro para síndromes gripais em outubro devido à diminuição dos casos de Covid-19.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.