Viralizou durante a última semana nas redes sociais, uma foto aérea que mostra as três cidades da nossa microrregião, Itapira, Mogi Mirim e Mogi Guaçu, vistas de cima e durante a noite. O que chamou a atenção de pessoas que compartilharam as imagens, foi o fato de Mogi Mirim aparecer com uma vista mais limpa em suas ruas, quase que predominantemente branca, quando comparada com Itapira e Mogi Guaçu.
Foi o caso de um morador de Mogi Guaçu, chamado Wagner Augusto Negri, que fez a observação em sua página do Facebook. “Mogi Mirim à esquerda, já com toda a iluminação branca em Led e Mogi Guaçu à direita com iluminação predominantemente amarela”. Em uma das fotos, Itapira aparece em primeiro plano, com as duas vizinhas ao fundo e também mostra cor amarelada.
Diante dessa imagem, o Tribuna de Itapira correu atrás de informações junto a Secretaria de Obras do município sobre como anda a troca de lâmpadas na cidade.
Em conversa com o engenheiro elétrico Vinícius Pereira, da Secretaria de Obras, o mesmo informou que as trocas de lâmpadas, também está ocorrendo em Itapira. Ele calcula que desde 2021, Itapira conseguiu atingir uma cobertura de cerca de 25% da cidade. Vinícius disse que o prefeito Toninho Bellini, pessoalmente, solicitou estudos para que a troca fosse feita. “O prefeito tem como prioridade o andamento deste programa”, garantiu.
Mogi Mirim
O prefeito Paulo Silva, de Mogi Mirim, usou suas redes sociais para repercutir o comentário feito. Desde 2021, ele já investiu mais de R$ 7 milhões no processo de substituição, atingindo, até agora 85% das lâmpadas trocadas. A meta é terminar o serviço até o final deste ano.
Com a substituição de todas as lâmpadas de vapor de mercúrio, pelas lâmpadas de LED, utilizadas na iluminação pública e investimentos a prefeitura da vizinha cidade espera mais economia e segurança.
Mogi Guaçu
Coincidência, ou não, o prefeito guaçuano, Rodrigo Falsetti, divulgou no final do mês passado que Mogi Guaçu vai investir algo também em torno de R$ 7 milhões para substituir todas as lâmpadas com vapor de mercúrio. Atualmente, somente dois bairros da cidade de quase 150 mil habitantes foram contemplados com a melhoria; Vila Bertioga e as Chácaras Alvorada. O distrito de Martinho Prado, segundo a prefeitura local, será a próxima localidade a ser beneficiada com a medida.
Leave a Reply