O Instituto de Música Rodrigo Souza lançou na segunda-feira, dia 20, o projeto ‘Uma Nova Canção’, que reuniu itapirenses compositores e intérpretes para a gravação de 10 músicas inéditas. As canções podem ser ouvidas no site www.imrs/umanovacancao. Os participantes receberão gratuitamente o fonograma pronto para ser apresentado em qualquer plataforma digital para divulgação.
O trabalho realizado ao longo de 2021 é uma contrapartida do instituto ao incentivo recebido da Lei Aldir Blanc para manutenção de espaço cultural, verba federal canalizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A seleção de canções reúne compositores de diversos estilos, com o objetivo de incentivar a criação de material original e os artistas locais a criarem as próprias obras.
“Em Itapira temos muitas pessoas talentosas com uma capacidade incrível de criar e se expressar pela música. Muitas vezes falta o incentivo ou mesmo criar a oportunidade para que essas pessoas apresentem e gravem esse material de forma profissional”, descreveu o músico e produtor executivo do projeto, Rodrigo Oliveira Pires de Souza, 38.
“O projeto foi a realização de um sonho. Não há como explicar a sensação de ver minha música tomando forma, ganhando vida. O resultado final ficou do jeitinho que sempre imaginei. Isso mostra a dedicação que todos tiveram para manter a essência da música. Não vejo a hora de que todos possam ouvir”, contou Helen Muniz, uma das selecionadas no ‘Uma Nova Canção’.
A escolha do material ficou a cargo do instituto, que também realizou todas as sessões de gravação desde o primeiro semestre. As músicas foram produzidas por Souza e também pelo produtor musical Vitor Oliveira, 25, que é músico itapirense. Em todo o processo foram respeitadas as ideias dos compositores e intérpretes, para que as canções agradassem os criadores das obras.
As músicas selecionadas foram ‘Carta ao Leitor’, de autoria e interpretação de Helen Muniz; ‘No Escuro’, de autoria de Vitor de Oliveira e cantada por Bruno Guto; ‘Florastral’, faixa instrumental de Rodrigo Batista; ‘Valsa da Zélia’, de autoria de Antônio Lazzarini, músico já falecido, compositor da música interpretada pelo neto José Armando Mantuan e orquestrada por Kleber Silvestre; ‘Sua Noiva Canta Para Ti’, de Celi Breda; ‘Natural’, de Clara, que compôs e cantou a música; ‘O Que Ela Tem’, de Doni; ‘Novas Escolhas’, cuja letra foi escrita por Rodrigo Tomaz e interpretada e arranjada por Rodrigo Souza; ‘Coração Insano’, de Caio Oliveira; e ‘Recomeço’, da banda de rock Threetone. As informações sobre os intérpretes e compositores estão todas disponibilizadas na página oficial do projeto.
PRODUTORES
Rodrigo Souza também realizou um workshop sobre produção e composição musical como forma de contrapartida. Abrigado no auditório do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) em setembro, o evento gratuito reuniu 20 pessoas. Souza é músico profissional, produtor musical e compositor. Gerenciou todo projeto, desde a seleção dos artistas até o processo final das canções, passando pelas gravações, mixagem e masterização dos arquivos de áudio.
Vitor Oliveira Cunha, de 25 anos, é natural de Itapira. Músico, compositor e multi-instrumentista, iniciou os estudos musicais no violão popular aos 15 anos. Aos 16 iniciou os estudos de violão erudito e popular no conservatório integrado de Amparo-SP onde cursou e concluiu o curso técnico em música entre os anos de 2012 até 2015. Desde 2016 estuda engenharia de áudio.
Leave a Reply