O município já recebeu as doses da nova vacina contra a Covid-19, chamada de bivalente. A informação foi confirmada ao Tribuna de Itapira pela Vigilância Epidemiológica local. O reforço que será aplicado é do laboratório Pfizer e protege contra a cepa original do coronavírus e a subvariante ômicron, considerada a mais contagiosa, por isso o nome de bivalente.

some text


Segundo apurado, uma reunião dos integrantes da Saúde, principalmente da rede básica, será realizada para avaliação das orientações e protocolos que deverão ser seguidos para a aplicação desses imunizantes, que estão com previsão de início para o próximo dia 9.

PÚBLICO

Inicialmente o público prioritário para receber a vacina bivalente serão as pessoas com mais de 70 anos, que tenham tomado a última dose de um imunizante contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses, e os imunossuprimidos acima de 12 anos. A Secretaria Municipal de Saúde deverá divulgar o calendário de vacinação assim que a pasta estiver em plena organização para aplicar os imunizantes.

Cabe ressaltar também que as doses dessas vacinas, de acordo com o Ministério da Saúde, devem ser aplicadas em quem concluiu o esquema vacinal inicial realizado no Brasil, sendo três doses (primeira dose, segunda dose e dose de reforço) para todos com mais de seis meses de idade e quarta dose (o segundo reforço) para quem tem mais de 40 anos.

As vacinas são direcionadas para as pessoas acima de 12 anos e imunossuprimidos, que são aquelas pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, com HIV, com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida, pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias, com neoplasias hematológicas, como leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásicas e pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.