O Governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT), irá entregar a medalha “Valério Coelho Rodrigues” à itapirense Ivonete Sousa da Paixão, de 36 anos. A homenagem está marcada para o dia 2 de setembro na cidade de Paulistana, localizada a 450 km de Teresina, capital do estado. Ivonete irá receber a honraria após importantes contribuições a respeito de Valério Coelho Rodrigues, considerado o “patriarca do sertão”.

some text


O evento da entrega da medalha irá ocorrer juntamente com o 2°Encontro dos Descendentes de Valério Coelho Rodrigues, durante as comemorações dos 310 anos de seu nascimento, ocorrido em 3 de Setembro de 1713, em Paço de Sousa, bispado do Porto, em Portugal.

Conforme contou a itapirense ao Tribuna, ela é hexaneta de Rodrigues, um dos ramos mais próximos pela genealogia. “Ele teve 16 filhos dos quais tenho 7 filhos dele como meus ascendentes (José, Inácio, Estevão, Manoel, Josefa, Valério filho e Lourenço). Meus pais são de Paulistana-Piauí e foram morar em Itapira em 1982 logo depois que se casaram, local onde tiveram três filhos”.

Ivonete é bacharel em Engenheira Civil, pela UNIESI de Itapira, MBA em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção pela UNIP São Paulo-SP, empresária e genealogista. Ela está erradicada na Itália desde 2018 e irá se deslocar até o Brasil para ser agraciada com a homenagem.

Contribuições

Além de seu vasto currículo profissional, Ivonete também é escritora, sendo coautora do Livro “Genealogia de Valério Coelho Rodrigues” que está sendo escrito desde 2020 e será publicado ainda em 2023. A obra conta com mais de duas mil páginas e será lançado em dois volumes, com todos os direitos autorais revertidos para a Associação dos Descendentes de Valério Coelho.

O livro foi produzido juntamente com Elias José Rodrigues, Elídio de Macedo Coelho, Felipe Mendes de Oliveira, Francisco Antônio de Alencar, José Carmoberto Moreira Costa e José Jivonildo Damasceno. A assinatura com a editora será realizada durante o evento da entrega da medalha.

“Mas minha grande contribuição foi em 26 de abril de 2022 quando fiz uma descoberta muito importante porque, até então, em todos os livros e artigos publicados até a data dizia que Domiciana, esposa de Valério, era de São Paulo. Em minhas pesquisas, verifiquei, através do processo de gênero de cinco netos de Valério e Domiciana, que na verdade ela era natural do Piauí”, contou a escritora.

Além disso, conforme explicou Ivonete, a itapirense ainda conseguiu definir corretamente os pais da esposa de Rodrigues, sendo filha de Hilário Vieira de Carvalho e Maria da Encarnação do Rego Monteiro e neta de José Vieira de Carvalho e Maria Freire da Silva que, antes de sua pesquisa, estes últimos eram colocados como os genitores.

Interesse

Questionada pelo Tribuna a respeito de seu interesse pela disciplina que estuda a origem, a evolução e a dispersão das famílias, Ivonete contou que tudo foi por incentivo de sua família.

“O meu interesse sobre a genealogia surgiu desde a minha infância, porque meus pais Isaías Pedro Marques de Sousa e Maria da Paixão Sousa sempre falavam e sobre as histórias da família, conversavam sobre os antepassados. É uma tradição entre os meus familiares e hoje vejo a importância disso. Era uma forma deles nos “transportar” para suas origens. Meu pai sempre fala que “devemos saber de onde viemos para saber para onde vamos””, concluiu.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.