O violonista itapirense Maurício Reis Guil, 27, foi o vencedor do concurso nacional ‘Samba & Violão em Casa’, realizado entre junho e julho, pela Yamaha Brasil. Após superar a seletiva e encarar outros dois concorrentes na fase final, ele foi anunciado campeão em uma live da marca de instrumentos musicais, no dia 27. “Foi uma surpresa. Tinha esperança de vencer, mas sabia que os outros concorrentes eram também muito bons”, disse.
A competição teve duas fases. Na primeira o candidato precisou criar um arranjo sobre uma harmonia já elaborada pela organização. Em seguida, teve que fazer a gravação ao vivo e postar nas redes sociais. Guil acabou escolhido entre mais de 100 músicos do Brasil e passou assim para a etapa seguinte. A última fase contou com três finalistas, que receberam outra harmonia para criarem e gravarem novo arranjo.
“Vi que o concurso estava aberto pela internet e fiz a inscrição. Na primeira fase tinha acabado de gravar meu disco e estava praticando bastante. Gastei alguns dias para compor o solo que iria gravar. Estava confiante e fiquei satisfeito com o trabalho. Já na segunda fase, estava há algumas semanas sem tocar, para escrever alguns projetos. Além disso, me identifiquei mais com a primeira harmonia. Não estava tão confiante, até por saber que os outros dois concorrentes tocavam muito bem”, contou o músico itapirense, em entrevista à reportagem do Tribuna de Itapira na manhã de quinta-feira, 29.
A comissão julgadora foi composta por nomes de peso do violão brasileiro, como Fejuca, Walmir Borges e Fábio Lima, além de um representante da Yamaha. O violonista itapirense competiu na decisão com Helton Fagundes, de São Paulo, e Fabrício Cunha, de Ponta Grossa-PR. A premiação foi um violão da Yamaha, modelo ncx1m, além do reconhecimento de ter vencido um concurso de abrangência nacional e de alto nível técnico.
Guil é formado em música pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), quando ingressou em 2013 no curso de violão popular. Em 2020 iniciou o mestrado na mesma instituição. Com 6 anos de idade já fazia aulas de piano, instrumento ao qual se dedicou até os 14 anos. Depois passou a tocar violão e guitarra, formando diversas bandas locais, até ingressar no curso superior.
Deixe seu comentário