Em breve Itapira terá um pequeno espaço eternizado ao longo do Caminho da Fé, mais precisamente no trecho que passa pelo bairro rural Machadão, na cidade de Paraisópolis-MG. A capela em louvor a Nossa Senhora das Graças, que começou a ser construída em julho pelos peregrinos Romeiros da Fé – ligados à Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados -, deve ficar pronta nas próximas semanas. Inclusive já tem a inauguração confirmada para dia 27 de novembro, data dedicada à santa homenageada.

some text


A mobilização ocorre por iniciativa de Cláudia Helena Cipola, que há meses está empenhada em concretizar um desejo que brotou no final de 2020, quando encarou a peregrinação pelo Caminho da Fé nos cerca de 420 quilômetros do ramal entre Tambaú-SP e Aparecida-SP. Segundo explicou à reportagem do Tribuna de Itapira, a semente foi plantada observando o exemplo de grupos de peregrinos de diversas localidades, que ergueram espaços os quais os romeiros utilizam para descanso, orações e reflexões.

“São espaços onde quem está cumprindo o Caminho (da Fé) para para recuperar as energias, pede proteção e faz suas orações. Foi na peregrinação do ano passado que pensei: ‘por que não ter um espaço assim dos Romeiros da Fé?’”, relatou.

Desde então, uma série de situações vem conspirando a favor para que a capela seja construída. Primeiro foi a obtenção do espaço, que fica em um dos trechos mais populares do trajeto, com vista ampla para a Serra da Mantiqueira, entre os municípios mineiros de Consolação e Paraisópolis. O local foi cedido pelo fazendeiro Afonso Adriano Justino. Em seguida, Cláudia passou a contar com a ajuda de diversos amigos, membros ou não do grupo de romeiros itapirenses, que ofereceram apoio viabilizando material e mão de obra necessária.

Peregrinos de outras localidades, que percorrem o trajeto, também já auxiliaram na compra de materiais de construção. Até a imagem de Nossa Senhora das Graças, que será colocada no altar, está garantida. “Todos vêm ajudando naquilo que é possível. Alguns amigos doaram parte do material, outros fizeram rifas para levantar recursos. O pessoal que vem realizando a construção também é graças a amizade. Graças a todos eles estamos conseguindo construir”, frisou a responsável pela iniciativa.

O pontapé inicial aconteceu no dia 9 de julho e desde então as obras seguem em ritmo acelerado. Na última incursão, o grupo iniciou o reboque e a previsão é que nas próximas semanas seja possível fazer a pintura da capela. Cláudia calcula que em breve a construção estará finalizada e quem passar pelo Caminho da Fé, seja a pé, de bicicleta, a cavalo ou com veículo, poderá contemplar o cantinho edificado graças ao empenho de um grupo itapirense. Mas a inauguração somente ocorrerá no Dia de Nossa Senhora das Graças, provavelmente quando a imagem será colocada no altar e as bênçãos do espaço concedidas em uma cerimônia com a presença de vários itapirenses.

HOMENAGEM

A decisão de homenagear Nossa Senhora das Graças foi tomada sob diversos aspectos, mas Cláudia conta que dois são os principais. O primeiro é a fé, em gratidão a duas graças alcançadas após pedidos feitos à santa em momentos de aflição. A segunda é que no decorrer do Caminho da Fé, quase todas as capelas são dedicadas a Nossa Senhora Aparecida. “Não há muitas capelas dedicadas a outros santos ou mesmo a Nossa Senhora que não seja a de Aparecida”, ponderou.

A itapirense já cumpriu a peregrinação até a Basílica Nacional de Aparecida seis vezes. Foram cinco partindo de Itapira e percorrendo parcialmente o Caminho da Fé. No ano passado, em razão da pandemia da Covid-19, o grupo não realizou a romaria que ocorre há anos e mobiliza dezenas de romeiros. Assim, um pequeno grupo acabou encarando o desafio partindo do ramal de Tambaú, com Cláudia percorrendo os 420 quilômetros entre eles.

Construção da Capela pelas mãos de romeiros itapirenses atende o caminho da fé
Claudia abraçou a iniciativa e mobilizou os apoiadores

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.