A vizinha estância de Jacutinga (MG) anunciou na semana passada a realização de mais um Fest Malhas, o tradicional Festival de Malhas realizado sempre a partir do mês de junho. Conforme informou a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga (ACIJA), organizadora do evento ao lado da prefeitura de Jacutinga, o Festival será realizado durante um mês todo (de 08 de junho a 09 de julho) em um novo formato.
Ao invés do espaço coberto que recepcionava malharias e ao público em geral, os organizadores anunciam a criação de um espaço ao ar livre, que irá se concentrar no entorno das avenidas Minas Gerais, Imigrantes e Senador Lisboa, nas imediações da antiga estação de trem. Segundo a assessoria de comunicação da ACIJA, a escolha deste novo formato se deve ao fato do Festival estar passando por um processo de remodelação.
Com cerca de 25 mil habitantes, Jacutinga concentra 1.100 malharias e está inserida no Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas, conhecido com a Capital Nacional das Malhas. Ainda segundo a organização, apesar dos produtos em malha ficarem expostos 365 dias por ano nas vitrines das lojas, “São nos meses de maio, junho (Feriado de Corpus Christi) e julho onde a cidade recebe mais de 200 mil pessoas que estão em busca de peças de qualidade, preços de fábrica e informação atual de moda”.
Os números mostram a força que a atividade possui na cidade, com 85% das empresas locais voltadas para o setor, com 680 lojas de fábrica que asseguram cerca de – ainda segundo a ACIJA – 8 mil postos de trabalho, seis mil diretos. Cerca de 40% da produção local são produzidas e consumidas neste período do ano.
Turismo
Dentro do processo de revitalização do festival, foi dado uma importância maior ao potencial do evento atrair não somente consumidores ávidos por novidades da moda de roupas de inverno, mas recepcionar e cativar aos chamados “turistas de ocasião”. Dentro deste contexto os organizadores perseguem a valorização do artesanato e da gastronomia local, “Com desfiles de moda, gastronomia típica, parque de diversões, feira de artesanato, Vila Mineira, café, vinho e muitas novidades para o público visitante”, reforçou o comunicado enviado para o TRIBUNA DE ITAPIRA.
Deixe seu comentário