Janeiro foi o mês com maior número de infecção por Covid-19 desde o começo da pandemia, em março de 2020. Segundo os boletins da Vigilância Epidemiológica foram 1.655 novos positivados, aumento de 1.256% se comparado com dezembro, que totalizou 122 infectados. Assim, o total de confirmados no município atingiu 11.783 casos. Ontem, segunda-feira (31), a Secretaria de Saúde informou que os 10 leitos de (Unidade de Tratamento Intensivo) estavam ocupados e, a partir desta terça (1), haverá abertura de oito novas vagas para atender a demanda de pacientes que estão sendo internados em estado grave da síndrome respiratória.

some text


“Esse aumento é uma associação de fatores: a maior transmissibilidade da ômicron; a vacinação dando uma sensação de segurança e assim a população não se cuidando; e o maior fator responsável, justamente a flexibilização exagerada. Então hoje temos os resultados das festas de final ano e férias. Lembrando que hoje estamos vendo um cenário de 14 dias atrás (devido ao período de desenvolvimento da doença no organismo). A situação vai piorar ainda mais”, alertou o Secretário de Saúde, Vladen Vieira.

Durante o mês de janeiro dois óbitos pela doença foram confirmados número que também aumentou, já que em dezembro não houve confirmação de nenhuma vítima fatal – levando em consideração a nota oficial gerada nos boletins, já que essa confirmação do falecimento acaba ocorrendo dias após o paciente ir à óbito.

Vieira informou que segundo Boletim da DRS (Departamento Regional de Saúde) de São João da Boa Vista, qual Itapira faz parte junto com outros 19 municípios, laboratorialmente 15 casos de ômicron foram confirmados na região. “O que nos preocupa é que já estamos com 100% de ocupação na UTI. Estamos a partir de amanhã (hoje terça-feira) abrindo oito novos leitos e ficando como no início da pandemia”, informou. A enfermaria do Hospital Municipal registrava, segundo boletim de segunda (31), 18 pacientes, e uma taxa de 80% de ocupação. A Santa Casa já opera acima da sua capacidade há mais de uma semana. A UTI apontava 350% de capacidade, ou seja, sete pacientes, e a enfermaria 183% com 11 internados. Em tratamento a cidade contava com 448 pacientes, 44 internados e 404 em isolamento domiciliar. Vieira disse ainda que a taxa de ocupação em média nas UTIs das cidades da DRS de São João da Boa Vista é de 70%.

Até então o mês com maior número de positivados havia sido junho de 2021, com 1.457 casos e 38 óbitos. Desde então os números passaram a cair até outubro com 36 positivados. Passou a subir em novembro, com 113 e dezembro com 122.

Apesar dos números Vieira explicou que a quantidade de positivados deve ser ainda maior, já que muitas pessoas são assintomáticas, ou tiveram muito pouco sintoma devido a vacinação. “Isso é consequência positiva da vacina. É bom pois tem evitado casos graves. Mas certamente temos muitos mais casos que os notificados, pois temos os assintomáticos e casos muitos leves que as vezes passam desapercebidos”, informou.

LETALIDADE

Apesar do recorde de casos positivos a letalidade da doença diminui em comparação com junho de 2021, até então com recorde de casos. Naquele período foram 1.457 casos e 38 óbitos confirmados, ou seja, um paciente fatal a cada quase 39 positivados, ou uma taxa de mortalidade de 2,6%.  O mês com mais mortes em Itapira foi abril de 2021, com 51 óbitos e 1139 positivados. Um paciente fatal a cada 22 infectado. Ou uma taxa de mortalidade de 4,4%. Em janeiro os números são bem menores. É uma morte a cada 822 positivados e uma taxa de mortalidade de 0,12%.

O aumento também é visto em outros números. No dia 30 de dezembro, por exemplo, havia 26 casos suspeitos. No dia 31 eram 171. O número de atendimentos de síndrome gripal em 30 de dezembro – que traz a soma dos últimos 15 dias – era de 741, e segunda de 4.156. A faixa etária que mais se contaminou esse mês foram os jovens entre 20 e 29 anos, totalizando 428 novos infectados, seguido dos de 30 a 39 com 379 positivados, e 40 a 49 com 319 positivados.

Gráfico – Produção: Tribuna de Itapira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.