O Prefeito Toninho Bellini confirmou em suas redes sociais que ainda neste ano será realizada a primeira seleção de jovens para o Tiro de Guerra. A informação do chefe do Executivo veio após uma reunião com membros do Exército Brasileiro para tratar sobre a inauguração do TG de Itapira, que já tem até número definido: TG 02-095.

some text


Segundo consta das informação de Bellini, o 1° Sargento Márcio Antônio Lawisch foi o oficial designado para ser o instrutor itapirense no Tiro de Guerra. O primeiro chamamento para o alistamento deverá ocorrer em agosto. O Tribuna quis saber da Prefeitura como que a primeira seleção da história de Itapira será realizada, mas até o fechamento desta edição não foi dada resposta.

Por não ser uma cidade “tributária” (que recebe alistamentos), os jovens do sexo masculino que completam 18 anos realizam um processo de cadastro junto ao Exército mas acabam recebendo dispensa automática. Com a instalação do TG em Itapira, a cidade muda seu status e poderá fazer a seleção dos que forem convocados para a prestação do serviço militar.

Esses jovens, ao serem matriculados com base na Lei do Serviço Militar (LSM), recebem a denominação de “Atiradores”, designação emblemática e histórica, oriunda das primeiras sociedades de Tiro ao Alvo no Brasil, com finalidades militares e de formação da reserva para o Exército, embrionárias dos atuais Tiros de Guerra.

Sede

O imóvel localizado na Rua Coronel Francisco Vieira, bairro do Cubatão, onde funcionou por muitos anos a Escola Municipal Isaura da Silva Vieira, foi o local selecionado pelo Exército para ser instalado o Tiro de Guerra. A publicação do prefeito nas redes sociais consta de que a inauguração do espaço está prevista para março de 2024.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a empresa responsável pela obra e os valores ainda não foram divulgados pois tudo ainda está sob análise. O Exército irá utilizar apenas 50 % do espaço da antiga escola.

Ainda conforme divulgado em reportagens anteriores do Tribuna, existe a expectativa de uma nossa sede da Guarda Civil Municipal ser construída no restante da área. O projeto não foi apresentado, mas extraoficialmente o espaço teria alojamento para até 100 agentes, vestiários masculinos e femininos, sala de reunião, estacionamento e um estande de tiro para os agentes.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.