Desde domingo, 1, quem é proprietário de veículos com placas final 5 ou 6 precisa fazer o licenciamento anual obrigatório. O Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) informa que é possível efetuar todo procedimento de maneira digital, por meio do sistema bancário.
O motorista não precisa se dirigir a uma unidade de atendimento do Detran ou Poupatempo para emissão anual eletrônica do CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) – documento de porte obrigatório, que permite a circulação do veículo. O valor da taxa é de R$ 98,91, independentemente do calendário.
Para veículos zero quilômetro, o valor é de R$ 131,80. É importante reforçar que neste ano não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), conforme decisão do CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados).
Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam (Registro nacional de Veículos Automotores) e pagar via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico, os débitos – IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), possíveis multas e a taxa de licenciamento.
Um dia após o recebimento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito. O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir em papel sulfite comum (A4 branca).
Deixe seu comentário