Os três dispositivos educativos e para controle de velocidade, as chamadas lombadas eletrônicas, começaram a ser instaladas em Itapira na manhã dessa terça-feira, dia 30. Eles serão os primeiros itens do gênero alocados dentro dos bairros da cidade.

some text


Assim como acompanhado pelo Tribuna de Itapira, a Rua 24 de Outubro – na altura no numeral 113, foi o primeiro local onde se iniciaram os trabalhos, realizados pela empresa GSM Fiscalização, contratada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), o qual firmou convênio com o município para a vinda das lombadas eletrônicas.

Conforme o Departamento de Trânsito de Itapira, os dispositivos serão instalados em pontos críticos da cidade. Além da Rua 24 de Outubro, também irão receber as lombadas eletrônicas a Rua Antônio Puggina (região do Braz Cavenaghi) numeral 2.199 e Avenida Prefeito David Moro Filho (região do Santa Fé) numeral 623.

De acordo com o supervisor de obras da GSM, Orival Eredia Júnior, o objetivo é instalar todas as lombadas eletrônicas no mesmo dia. Ele ainda informou que os dispositivos serão regulados para velocidade máxima de 40 km/h em todos os trechos. “A lombada eletrônica consegue fotografar o veículo e registrar a velocidade. Luzes indicativas irão sinalizar e gerar atenção do motorista de acordo. Por exemplo, se o carro estiver próximo da máxima uma luz amarela irá se acender, se a velocidade ultrapassar o limite será uma luz vermelha. A velocidade do veículo também é indicada no painel eletrônico”.

No caso da Rua 24 de Outubro, a fiscalização será feita nos veículos que trafegam sentido Centro, ou seja, que descem a via. Nos demais locais onde serão instalados a lombada eletrônica, ambos são vias de mão única. A velocidade máxima também poderá ser modificada conforme necessidade do trecho.

A lombada eletrônica é instalada de forma que fique totalmente visível aos motoristas. A velocidade dos veículos que passam pela faixa monitorada é captada por sensores no asfalto e, automaticamente, indicada no visor, e são um meio de estimular a redução de velocidade. O convênio com o Detran já havia sido oficializado em julho de 2022 pelo valor de R$ 1,24 milhão e também incluem a instalação de semáforos e faixas elevadas.

Fotos Tribuna de Itapira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.