As três lombadas eletrônicas instaladas no município cumpriram ontem o seu período de testes de 30 dias, estando aptas a partir desse momento a emitir multas para veículos que trafeguem acima do limite permitido de velocidade. Porém, conforme apuração do Tribuna junto ao Departamento de Trânsito, as autuações ainda não terão início devido a um processo burocrático junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito)

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Assim como explicou o Diretor Luis Gustavo Pereira, é necessário que seja realizado um processo de homologação junto ao órgão estadual que oficializa o convênio firmado entre a Prefeitura e o Detran para a vinda dos dispositivos eletrônicos de controle de velocidade. “Todas as três lombadas eletrônicas estão em prefeito funcionamento, mas a homologação de todo o processo parte do Detran e somente a partir dela é que os dispositivos estarão autuando os veículos infratores”.

Pereira ainda confirmou que quando houver a homologação das lombadas eletrônicas pelo Detran será devidamente informado à população e definido um prazo para início das autuações em todos os locais onde foram instalados os dispositivos. “Nós temos a obrigação de informar que as autuações terão início e ainda estabelecer um prazo”.

Ainda conforme apurado, como foi tudo realizado através de um convênio, após a homologação, os dispositivos passam a ser propriedade do município e, com isso, os valores das multas serão direcionados diretamente para a Prefeitura.

Motos

O Tribuna ainda questionou o Diretor sobre como a fiscalização de motocicletas será realizada, já que existe apenas câmeras contrárias ao sentido do tráfego de veículos e, diferentemente dos carros, as motos possuem placa apenas na parte traseira.

“Sendo realizada a homologação junto ao Detran, nós estaremos recebendo mais câmeras que serão instaladas nas três lombadas no sentido oposto daquelas que já estão. Assim, os dispositivos irão funcionar com uma das câmeras registrando a velocidade e a outra fotografando e identificando as placas dos veículos, incluindo as motocicletas”.

As lombadas eletrônicas funcionam 24 horas por dia e os dados são enviados à Central de Monitoramento da Muralha Digital. Com velocidade máxima de 40 km/h, os dispositivos foram instalados na Rua 24 de Outubro (próximo ao cruzamento com a Rua Major David Pereira), no Centro, na Rua Antônio Puggina (no entroncamento com as ruas José Maria de Campos e Lorena Mantoan Riberti), no bairro Braz Cavenaghi, e na Avenida Prefeito David Moro Filho (na altura do n° 623), no bairro Santa Fé.

Além de mostrar a velocidade e a placa do veículo, o marcador eletrônico ainda possui cores de alerta: verde para velocidade dentro do limite; amarela para velocidade muito próxima do limite; e vermelha para velocidade máxima da via ou acima. No caso da Rua 24 de Outubro, a fiscalização será feita nos veículos que trafegam sentido Centro, Na Antônio Puggina no sentido bairro e na Prefeito David Moro Filho sentido Santa Marta.

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