O pequeno expediente da sessão da Câmara Municipal de quinta-feira, dia 14, foi marcado por questionamentos ligados à instalação de novas lombadas dentro do trecho urbano de Itapira. Entre os comentários dos vereadores, foram expostos solicitações negadas pelo Departamento de Trânsito, inclusive com o seu Diretor, Gustavo Pereira, sendo citado nos comentários. O Tribuna de Itapira levantou esse tema com as autoridades para entender esse imbróglio.

some text


A questão foi levantada no Legislativo com falas da vereadora Maísa Fernandes (PSD), que chegou a dizer que estaria proibido instalar novas lombadas em Itapira. “Temos pedido lombadas e o Gustavo tem falado que está proibido. A gente entende que nem tudo o que é bom pra mim é bom pra você. Entendo também que a prefeitura recebeu várias observações de estruturas de casas devido a caminhões que passam e o pessoal tem cobrado”, disse Maísa.

“Tem indicação minha onde tem três restaurantes bem próximos, solicitando uma lombada na Rua Dr. Norberto da Fonseca. Nesse local é de extrema importância devido aos animais que vem sendo atropelados. Vou conversar com o Gustavo pessoalmente. Caso haja necessidade de um abaixo assinado faremos”, concluiu.

Trânsito

Em contato com o Diretor do Departamento de Trânsito, a reportagem conseguiu apurar que Itapira está hoje com cerca de 15% a 20% de suas lombadas irregulares e que essa situação seria um impedimento no caso de instalação de novos dispositivos nos ruas da cidade.

“De acordo com o código do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) é necessário realizar a correção das lombadas irregulares para poder fazer as novas. Não é que está proibido de fazer lombadas, mas sim que temos de realizar correções primeiro”, disse Pereira.

O Tribuna quis saber sobre quais seriam as irregularidades e o Diretor destacou questões de altura dos dispositivos e localização. “Fazer a correção não é algo simples. É ao longo do tempo e envolve a Secretaria de Obras. Temos que apresentar o estudo para a correção e tudo também envolve uso de dinheiro público”.

Levado às colocações da vereadora, Pereira frisou que “para a instalação de novas lombadas é preciso uma análise completa baseada em critérios técnicos e tudo baseado em regulamentações”. O Diretor ainda foi firme ao pontuar que “no momento, eu não estou autorizando a instalação de novas lombadas”.

Eletrônica

O posicionamento da vereadora Maísa envolveu outros edis no debate. O Presidente da casa, Mino Nicolai (União Brasil), ressaltou que existem “regras” para que os dispositivos sejam instalados na cidade. Já o vereador Carlos Briza (PP), citou aquela que hoje seria a “lombada da discórdia”, localizada no trecho final de subida da Dr. Francisco de Paula Moreira Barbosa, ressaltando que é instalado os dispositivos em locais que não precisam enquanto que outros que apresentam necessidade ficam sem.

Gustavo Pereira disse ao Tribuna que a lombada não é um redutor de velocidade dos mais eficientes, apresentando vários problemas. Segundo o Diretor, o ideal seriam as lombadas eletrônicas, as quais o município aguarda hoje a chegada de três desses dispositivos após fechamento de convênio. “A lombada chega a levar prejuízos aos veículos. No caso, por exemplo, de uma perseguição policial, onde a viatura de polícia está atrás de alguma moto, a motocicleta leva vantagem na lombada. O ideal são as lombadas eletrônicas. Quando elas chegarem na cidade, tenho o objetivo de colocar uma no ponto da Francisco de Paula”, concluiu.

Foto Paulo Bellini/Tribuna

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.