A Câmara Municipal de Itapira realizou nesta terça-feira, 12, a primeira sessão solene de 2024. Na ocasião, foi outorgado o título de cidadania itapirense – honraria maior do Poder Legislativo municipal – ao médico urologista Dr. Antônio Carlos Costa Soares; ao Bispo da Igreja Católica Apostólica Brasileira (ICAB) Dom Pedro Paulo Teixeira Roque; e ao empresário José Luiz Lopes, ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itapira (ACEI) e proprietário da loja Casa Vermelha. A indicação dos dois primeiros homenageado foi de autoria do vereador Fábio Galvão dos Santos, enquanto que do último foi de Mino Nicolai.

some text


O médico Antônio Carlos Costa Soares, de 73 anos, é natural de Cabo Verde (MG) e chegou em Itapira aos 11 anos, juntamente com os pais, o então pastor da Igreja Presbiteriana Central de Itapira, Celso Soares da Silva e da professora Maria Ondina Costa Soares. É casado com médica pediatra Dra. Marta de Castro Narciso Soares. O casal possui dois filhos médicos, ambos itapirenses; Pedro Narciso Soares e Marília Narciso
Soares.

José Luiz Lopes veio para Itapira com 18 anos para trabalhar na empresa Irmãos Nogueira, onde foi representante comercial por mais de nove anos. Na década de 80 adquiriu a loja Casa Vermelha, uma das lojas mais tradicionais da rua José Bonifácio. Foi cinco vezes presidente da ACEI – Associação Comercial e Empresarial de Itapira. Foi vice-presidente da FACESP – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo. Também foi diretor do Sindicato Varejista de Itapira.

Bispo Dom Pedro Paulo se diz “honrado”

Dom Pedro Paulo Teixeira Roque, de 46 anos, é natural de Amparo. Apesar da pouca idade, possui uma extensa folha de serviços prestada ao magistério. Formado em Letras, Pedro Paulo travou contato com Itapira pela primeira vez como professor do colégio Anglo, no começo dos anos 2000. Em seguida, aprovado por concurso, lecionou em escolas estaduais: Caetano Munhoz, Cândido Moura, Antônio Caio e Elvira Santos de Oliveira (ESO).

Dotado também de notável vocação para o ensino religioso, Pedro Paulo trazia naquela época formação no curso seminarístico de Filosofia e Teologia. Conforme relato feito para o TRIBUNA, em 2004 acabou sendo ordenado sacerdote nos quadros da Igreja Católica Apostólica Brasileira. “A partir de então, comecei meu ministério sacerdotal em Itapira. Nessa época estava ganhando forma o Bairro Istor Luppi. Eu celebrei minha primeira missa em Itapira sob uma árvore, onde hoje é o final da avenida Mário Covas. Em seguida, passei a celebrar as Santas Missas nas casas das pessoas que me pediam. Assim meu ministério foi crescendo e inauguramos a Paróquia Divino Espírito Santo em 2007”, elencou.

Ele destacou ainda que o trabalho frutificou, atraindo também pessoas de outras cidades. O trabalho pastoral também ganhou novos contornos com a realização de estudos bíblicos. “Desta forma, desenvolvemos as atividades pastorais-sociais, como o cuidado com os mais necessitados na distribuição de alimentos; no auxílio de pessoas idosas cujos filhos ou filhas estavam presos; na formação profissional de jovens oriundos da escola pública e inserção dos mesmos no mercado de trabalho”, detalhou.

A profundidade do trabalho realizado aqui na cidade não passou despercebida do comando da referida denominação religiosa e desta forma, em outubro de 2012, o religioso foi escolhido para se tornar Bispo, cuja sagração ocorreu em agosto, aqui mesmo em Itapira. Desde então, tem trabalhado incansavelmente para expandir a presença da Igreja Católica Apostólica Brasileira em nossa região.

D. Pedro Paulo diz que se sente bastante honrado com o título de cidadania. “Receber o Título de Cidadão Itapirense é uma grande honra que não é possível de se descrever com palavras, somente com o sentimento profundo de felicidade e respeito”, afirmou.

Ao encerrar, não deixou de mencionar a importância que Itapira teve em sua vida. “Vim a Itapira como professor para lecionar conhecimentos humanos, mas aprendi aqui a ser melhor como pessoa! Hoje sou melhor que ontem, amanhã serei melhor que hoje!”, completou.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.