A procissão de São Benedito foi realizada logo após encerramento de missa solene, que terminou pouco antes das 18h00 do sábado, dia 13. Nas diversas ruas do trajeto pré-determinado pela organização, já era grande o número de pessoas que aguardavam a chegada do cortejo. Muitas pessoas deixavam oratórios e imagem do Santo em frente suas residências.

some text


Às 18h00 a procissão deixou o Largado de São Benedito. Uma verdadeira multidão, estimada em torno de 3 mil pessoas percorreu todo o trajeto, que durou cerca de uma hora, para retornar ao local de origem. Conduzida pelo pároco de São Benedito, padre André Ricardo Panassollo, a procissão reuniu fiéis e atraiu diversos grupos religiosos, produzindo um mosaico que saltava aos olhos das pessoas. Após a chegada, a mesma multidão foi abençoada por Padre André.

Congadas

Às 9h00 teve início a primeira das duas procissões do dia. A tradicional “Procissão da Coroa”, cujo local de concentração é a rua Orestes Pucci, em frente ao Hotel São Paulo. O cortejo atraiu quatro grupos de congada, além do grupo anfitrião, Congada Mineira. Fizeram-se representados grupos de Mogi Guaçu, Ouro Fino (MG), Socorro e Aguaí. O trajeto, até o Largo de São Benedito teve acompanhamento também da Banda Lira Itapirense.

No final da manhã, foi realizada em frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Vila Boa Esperança, a tradicional cerimônia em homenagem à Mãe Preta, na praça Henrique Felipe da Costa, atraindo também diversos grupos de congada que expressaram manifestações culturais caras à população afrodescendente.

Fotos: Paulo Bellini/Tribuna de Itapira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.