A coleta de dados do Censo Demográfico 2022, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) teve início no dia 1º de agosto em Itapira, assim como em todo o território nacional, e, até a última sexta-feira, os recenseadores já haviam realizado a visita em 4.333 logradouros, sendo 3.293 residências, onde são realizados os questionários, que tem como objetivo unir informações que servem como referência para análise das condições de vida da população, além de auxiliar na realização de políticas públicas.

some text


Em contato com a Agente Censitária Municipal, Aline Vieira, a reportagem apurou que existem muitas pessoas, principalmente as idosas, que não estão atendendo os recenseadores ou se recusando a responder os questionários. Esse tipo de atitude acarreta diversos efeitos negativos no resultado final do Censo, que é realizado apenas a cada dez anos. “A coleta de dados não tem a intenção de analisar questões individuais, mas sim o coletivo do município. São resultados em relação ao número da população, quantidade de idosos e crianças, nível de saneamento básico, alfabetização, entre outros”, explicou Aline.

A omissão dos dados podem impactar em diversas ações de políticas públicas, como por exemplo, campanhas de vacinação. “Dados errados podem atrapalhar questões de vacinação e envio de recursos para a educação, por exemplo. É através dos números que são realizados estudos, elaborando as reais necessidades do município. É uma falta de consciência coletiva por parte dessas pessoas”, frisou, reforçando que o objetivo do censo é a coleta de dados para o coletivo.

Em locais onde os recenseadores não são atendidos, os mesmos estão retornando ao local e se dispõem a agendar o horário que for mais conveniente com o morador. No caso dos munícipes que se recusam a responder, um supervisor é chamado para explicar sobre o trabalho que está sendo realizado e tentar concluir a entrevista. Cabe ressaltar que todos os dados coletados são sigilosos.

Estão sendo utilizados dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões. A investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio do Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, bem como quesitos sobre temas específicos: características dos domicílios, identificação étnico-racial, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

O Instituto informou que a coleta do Censo Demográfico 2022 será realizada de agosto a outubro de 2022. Em Itapira serão visitadas 27 mil residências. A cidade está dividia em 180 setores e cada um possui 150 casas/imóvel. A equipe local conta com 37 recenseadores, além dos agentes censitários supervisores.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.