Um dos locais que proporcionam umas das vistas mais belas de Itapira, o Morro do Cruzeiro, também conhecido como Morro da Asa Delta, está ficando de cara nova com a reestruturação que está sendo realizada no local e cria expectativa de se tornar o tão sonhado ponto turístico do município que, até então, sempre teve um difícil acesso, sendo apreciado em sua maioria por praticantes do mountain bike e trekking.

some text


O ponto turístico fica a 1.240 metros de altitude e se localiza no bairro dos Forões, com acesso pelo distrito de Barão Ataliba Nogueira a partir da rodovia SP-352 (Itapira/Jacutinga), Km 175. Possui condições para saltos de voo livre além de espaço onde é possível avistar as belezas naturais da região da baixa mogiana, de parte do sul de minas e de parte do circuito das águas.

A reportagem realizou uma visita ao local e conferiu o andamento das obras, que já estão melhorando o acesso e ampliando a parte do topo. Após a Fazenda Nossa Senhora da Piedade, a estrada de terra já passou por adequações que nivelaram e ampliaram, em alguns trechos, o trajeto de subida. Mudança considerável pode ser percebida nas últimas centenas de metros antes da chegada ao cume, locais que possuíam muitas pedras soltas e estrada estreita já sofreram boas adequações, permitindo acesso mais fácil de veículos. O topo do Cruzeiro teve seu acesso reformulado, sendo realizado um trabalho de terraplanagem em uma de suas laterais que ampliou a área útil do cume até a lanchonete, que também será revitalizada.

Segundo o edital, os serviços contemplarão: construção de um portal de entrada ao ponto turístico; pavimentação em concreto em trechos que ligam os pavimentos existentes; direcionamento e canalização de águas pluviais; criação de vagas de estacionamento para veículos; execução de muro de arrimo para uma área do estacionamento; revitalização áreas de circulação; reforma dos sanitários já existentes; pintura externa do prédio da lanchonete.

A revitalização do espaço foi divulgada pela Prefeitura e os investimentos estão fixados em R$ 615,9 mil. A responsável pela obra e que venceu o processo de licitação foi a TKS Construtora Comércio e Locações, com sede em Várzea Paulista-SP. Segundo placa do Governo do Estado de São Paulo em um dos trechos da obra, a data de início dos trabalhos conta como dia 26 de junho com prazo de quatro meses para ser concluída. A verba para a obra é oriunda do MIT (Município de Interesse Turístico) 2021, ou seja, montante enviado pelo governo do Estado após o município se enquadrar nas condições para recebimento de valores para serem investidos no turismo local.

“Temos o objetivo de retomar o uso do espaço. O Morro do Cruzeiro é sem dúvida um dos locais que proporcionam a vista mais bonita da região, além de ser propício para o salto da asa delta. Queremos deixar o Cruzeiro com um bom acesso para que todas as pessoas possam passear no ponto turístico. É vislumbrante a paisagem. A expectativa para a realização da obra é ótima.”, comentou o Secretário de Cultura e Turismo de Itapira, Cesar Lupinacci.

Fotos: Paulo Bellini/Tribuna de Itapira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.