O Morro do Cruzeiro, também conhecido como Morro da Asa Delta, espaço localizado no bairro dos Forões, com acesso pelo distrito de Barão Ataliba Nogueira, será revitalizado pela Prefeitura. A licitação para obra no teve uma empresa participante, a TKS Construtora Comércio e Locações, com sede em Várzea Paulista-SP, pela oferta de R$ 615,9 mil. A proposta ainda passa pelos prazos legais antes da homologação.
Com prazo de quatro meses para ser concluída, a obra prevê que o local se torne ponto turístico, além de área de salto para praticantes de voo livre. Segundo o edital, os serviços contemplarão: construção de um portal de entrada ao ponto turístico; pavimentação em concreto em trechos que ligam os pavimentos existentes; direcionamento e canalização de águas pluviais; criação de vagas de estacionamento para veículos; execução de muro de arrimo para uma área do estacionamento; revitalização áreas de circulação; reforma dos sanitários já existentes; pintura externa do prédio da lanchonete.
O ponto está situado a 1.240 metros de altitude, e possui condições para saltos de voo livre além de espaço onde é possível avistar as belezas naturais de região da baixa mogiana, de parte do sul de minas e de parte do circuito das águas. Tem acesso parcialmente pavimentado a partir da rodovia SP-352 (Itapira/Jacutinga), Km 175, no bairro de Barão Ataliba Nogueira. No entanto é possível acessá-lo por outras estradas rurais. “Devido sua localização e formação geológica possui rampa de salto natural para voo livre. Infelizmente, por falta de investimentos, acabou sendo esquecido durante anos. Nesse período, ao passo que o voo livre deixou de ser praticado tivemos um aumento de turistas que passaram a procurar o Morro do Cruzeiro por outros motivos como: contemplação da natureza; trekking; prática de moutain bike; ecoturismo; turismo rural entre outros”, descreve justificativa do edital.
A verba para a obra é oriunda do MIT (Município de Interesse Turístico) 2021, ou seja, montante enviado pelo governo do Estado após o município se enquadrar nas condições para recebimento de valores para serem investidos no turismo local.
“A gente recebeu esse recurso para fazer investimento turístico. Então fizemos uma enquete junto ao Contur (Conselho de Turismo), e ficou decidido que faremos um investimento lá no morro. Nossa ideia é revitalizar o espaço. A primeira ideia é arrumar tudo para liberar a entrada para visitantes. Teremos a construção de um novo portal, para que os turistas possam ter mais seguranças e principalmente completar o acesso para que os carros comuns consigam chegar ao local”, comentou o Secretário de Cultura e Turismo de Itapira, Cesar Lupinacci.
Deixe seu comentário