A vacinação contra gripe está interrompida no município há 19 dias, em razão da falta de doses. A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde já fez a solicitação de novos lotes do medicamento ao DRS (Departamento Regional de Saúde) de São João da Boa Vista, para que os estoques das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) sejam reabastecidos.
Segundo dados da Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza do Ministério da Saúde, 15,6 mil doses foram aplicadas no município, o que representa cobertura de 54% das 28,9 mil pessoas que compõem o público-alvo. Porém, com a liberação da vacina para a população em geral a partir de 12 de julho, já no dia seguinte o medicamento se esgotou nos postos de saúde.
A responsável pela Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário Cipola, informou que a solicitação para o reabastecimento dos estoques foi encaminhada ao DRS. Ela lembrou que quando foi aberto o atendimento para todas as faixas etárias, havia disponibilidade de apenas 350 unidades da antigripal, que restaram da campanha nacional.
Desde o início da mobilização foram aplicadas 15,6 mil doses, porém os grupos prioritários contabilizam 28,9 mil pessoas. Por ocasião da liberação ao público em geral, a procura pela antigripal aumentou consideravelmente nas UBSs e as poucas doses disponíveis esgotaram rapidamente.
A Secretaria Estadual de Saúde informou, na tarde de quarta-feira, 28, que não há previsão para entrega de novas doses, já que a distribuição depende do governo federal. A assessoria de comunicação da pasta explicou que o Estado atendeu recomendação do Ministério da Saúde, para que qualquer cidadão fosse vacinado, até o final dos estoques.
Foto: Paulo Bellini
Deixe seu comentário