A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nessa sexta (3) o primeiro caso de Covid-19 com a variante Delta em Itapira. A Vigilância Epidemiológica já realizou o monitoramento do caso. O paciente é um homem de 74 anos que já cumpriu todo o período de quarentena e está totalmente recuperado.

some text


A notificação do caso veio através do Departamento Regional de Saúde de São João da Boa Vista. O exame PCR foi feito pelo Instituto Adolfo Lutz por sistema de amostragem. A pessoa que se infectou já havia sido vacinada com as duas doses da Coronavac e apresentou os primeiros sintomas no dia 8 de agosto com apenas manifestações gripais leves.

Segundo apurado pela Vigilância, o paciente permaneceu em Itapira e a pessoa com quem ele mora não apresentou nenhum sintoma da Covid-19. A variante Delta do vírus Sars-Cov-2 apresenta mutações genéticas múltiplas que a tornam mais transmissível. A Secretaria Municipal de Saúde faz o alerta para que a população mantenha todos os cuidados preventivos como uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos para evitar um novo avanço de casos no município.

A ocorrência de casos da variante Delta era algo esperado por já ser uma realidade em diversas regiões do Brasil e do Mundo. No dia 12 de agosto, um erro de apuração de dados acabou confirmando o caso em Itapira, que logo depois foi corrigido pela Prefeitura Municipal. As cidades vizinhas de Mogi Guaçu e Mogi Mirim também confirmaram a ocorrência de casos da variante na quinta (2). Até o momento são oito casos no Guaçu e outros sete em Mogi Mirim.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.