Servidores da Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) e integrantes do Departamento de Meio Ambiente da cidade de Lindoia, além de membros da sociedade civil, fizeram uma visita monitorada à Nascente Municipal Modelo, localizada em área do bairro Braz Cavenaghi, na sexta-feira, 13. Na ocasião foram plantadas 30 mudas de árvores nativas do bioma Mata Atlântica no entorno do espaço público, para favorecer a reconstituição da APP (Área de Preservação Permanente).

some text


A atividade foi coordenada pelo diretor da secretaria, o biólogo Anderson Martelli, que na ocasião falou sobre a importância da vegetação do local, que é composto por um fragmento preservado de mata. Ele também explanou brevemente sobre a legislação de proteção das nascentes e de como algumas más atitudes afetam diretamente a área e a biodiversidade.

A classificação da nascente como modelo para o município foi formalizada pela resolução Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) 02/2018, espaço destinando ao lazer da população residente, visitação de estudantes e interessados. A área também serve como instrumento de educação ambiental para alunos das redes pública e privada, por conter uma nascente que dá origem a um corpo d’água afluente do Ribeirão da Penha.

O secretário da pasta itapirense, José Aparecido Perentel Rostirolla, participou da ação e observou a boa interação dos envolvidos, ponto essencial para que se tornem, junto aos familiares e amigos, multiplicadores dos conteúdos discutidos durante a visita. “É preciso sonhar com um futuro melhor e mais justo, no qual a educação ambiental seja uma realidade para todos e esse espaço ser um convite à participação social engajada e articulada em prol da preservação do meio ambiente”, afirmou.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.