O lançamento do livro ‘Superando Barreiras’ foi dominado por muita emoção e homenagens a Estevan Alexandre Isidro Novo, o Tete, de 32 anos. Escrito por Andreza da Silva Pereira, a publicação conta a história de vida e superação do estudante especial da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). O evento foi prestigiado por cerca de 100 pessoas, na terça-feira, 24, na sede da entidade.
Para a consolidação de um antigo sonho, a produção do livro contou com o apoio de professores da instituição, familiares e de Andreza, que se propôs a escrever a biografia. A noite de autógrafos emocionou os convidados.
Foram 10 anos de muita dedicação e esforço para materializar a obra que detalha a história de vida de Estevan Isidro. “A Apae é uma entidade séria, com o poder de proporcionar grande capacitação, onde é possível realizar sonhos”, discursou o presidente da associação, o médico Newton Santana.
Peça fundamental para a conclusão do livro, Andreza marcou presença na solenidade. Ela foi a responsável por coletar as informações junto a educadores e familiares e chegou a conviver alguns dias com Estevan. Para a autora, os professores foram fundamentais, tanto na oferta do conteúdo necessário quanto também no incentivo a Tete a perseguir os próprios sonhos.
“Estevan era estimulado todos os dias pelos professores. Você consegue ver o amor, são como uma família”, detalhou Andreza, que contou da surpresa ao receber um telefonema com a confirmação de que o livro seria publicado. “Estava na escola com os amigos. Não sabia que o livro havia sido produzido. Foi uma grande surpresa”, celebrou.
Estevan possui paralisia cerebral, que afeta fala e parte motora de membros superiores e inferiores. Aluno da Apae desde os 6 anos de idade, aos 32 ele conseguiu consolidar um objetivo iniciado durante um projeto de contação de histórias da entidade. “Foram necessárias muita garra e determinação para chegarmos até aqui”, salientou a assistente administrativa da Apae, Josiane Machado Nucci. Em um momento marcante da noite, Tete colocou uma flor no mural ‘Árvore dos Sonhos’, o que significou o sonho materializado.
A diretora da instituição e primeira professora de Tete, Lucineia Aparecida Louvatto Baldessini, também fez um discurso emocionado na cerimônia. “Não importa o quanto demore seu sonho, mas trabalhe para alcançá-lo”, disse. Estevan Isidro ainda autografou livros adquiridos pelos presentes, com auxílio de um carimbo e uma ponteira de cabeça. Os interessados em adquirir a obra podem manter contato com a instituição pelo telefone (19) 3813.8899. A Apae fica rua Jacob Audi, na Vila Figueiredo.
Deixe seu comentário