Nomeada pela Juíza Corregedora Permanente do Município, Dra. Hélia Regina Pichotano, como Interina do centenário Cartório de Registro Civil da cidade, a Tabeliã de Notas e de Protestos Ana Cristina Meizikas corre contra o tempo para entregar no dia 14 de maio, as novas instalações que irão abrigar um precioso acervo documental diretamente relacionado à própria história do município.
As novas instalações, no imóvel de número 57 da Rua XV de Novembro (ao lado da loja Casas Baiochi) passam por reformas e adaptações necessárias para receber o público em geral. Para a Tabeliã, que desde 2011 quando aprovada em concurso público como titular do 1º Tabelionato de Notas e de Protestos de Letras e Títulos de Itapira, as mudanças que são necessárias não se restringem ao imóvel que será mais amplo, seguro e funcional, mas estará em perfeitas condições para atender à população com muito mais eficácia e comodidade.
Quando conversou com O TRIBUNA DE ITAPIRA, Ana Cristina exibiu detalhes da reforma, como banheiros com acessibilidade, amplos balcões para atendimento, assim como contará com ambiente projetado para a guarda do imenso acervo.
A famosa “cereja do bolo” será o local reservado para a celebração dos casamentos, que terá, segundo a interventora, uma decoração bastante apropriada. Ana Cristina conjectura que somente instalações adequadas não cumprem, necessariamente, com o nível de excelência com que a população deve ser tratada.
“Temos que perseguir cada vez mais um atendimento digno e humanitário, que não traga dissabor para a população”, defendeu. “O objetivo é um atendimento rápido, afetuoso e eficiente”, prosseguiu.
Para que isso seja colocado em prática, a Tabeliã informou que já solicitou à Juíza Dra. Hélia que autorize a contratação de mais três colaboradores para se juntarem aos cinco que já atua no órgão.
Acervo
Ana Cristina que tem atuado desde sua designação para a gestão do Cartório (a partir de primeiro de abril deste ano) também está agilizando o processo de digitalização do acervo e a integração das informações contidas na extensa relação de volumes à Central de Informação de Registro Civil (CRC – Nacional) cumprindo assim exigência do Conselho Nacional de Justiça.
O Cartório, apesar das instalações atuais serem precárias e inadequadas, trabalha em um ritmo frenético, recebendo diariamente mais de 70 atendimentos presenciais além dos atendimentos eletrônicos, dos pedidos de certidões de nascimento, casamento e óbito, entre outros procedimentos. Esse desempenho ocorre, segundo ela, graças à dedicação e a elevada qualificação dos funcionários que atuam no local.
Goteiras
A Tabelião levou a reportagem do TRIBUNA para ver de perto as instalações do segundo piso, onde fica “guardada” a coleção dos documentos e dos livros. Ao longo dos anos, o prédio que data do final do século XIX, vem passando por um processo de deterioração, o qual, inevitavelmente, oferece riscos iminentes a todo o acervo. Alguns volumes já estão comprometidos.
Foi possível constatar diversas “gambiarras” instaladas para evitar que as goteiras atingissem os volumes guardados. Também as instalações elétricas demonstram enorme precariedade, o que, segundo a atual interventora, torna imperativo que a mudança seja feita o mais rapidamente possível.
O processo de remoção dos documentos deve ter início no dia 11 e Ana Cristina vai se preparando para “uma operação de guerra”. A interventora avisa que nem por isso o atendimento à população deixará de ser realizado.
A Tabeliã disse ainda que não sabe exatamente quanto tempo vai ocupar a atribuição de Interina do Cartório. Explicou que isso vai depender da decisão da Juíza Corregedora Permanente que pode optar por outro interventor a qualquer momento. O provimento definitivo do cargo de Oficial do Registro Civil de Pessoas Naturais de Itapira, se dará por concurso público, o qual já está em andamento.
Enquanto isso, vai atuando de forma a colocar em prática seus métodos de trabalho, o que provavelmente atenderá as expectativas da Juíza Corregedora, a qual. depositou nela a sua confiança e credibilidade. Independentemente do tempo em que acumular a atual atribuição, Ana Cristina disse que sua dedicação se dará da forma mais eficiente possível e justifica: “Eu sou apaixonada por aquilo que faço e isso faz com que eu atue buscando a perfeição”.
Deixe seu comentário