Tem início a partir do período da tarde nesta 4ª feira, dia primeiro de fevereiro, o novo formato estabelecido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAMA) para o funcionamento da Feira Noturna, que deixa o pátio do Mercado Municipal (onde começou a funcionar a partir de 29 de março de 2014) para se instalar em um espaço ainda mais amplo, junto à antiga estação da FEPASA, também na região central.
Conforme revelou o atual secretário titular da SAMA, José Maria Perentel Rostirolla, foram fixados 40 espaços de comércio no local que vem passando por uma intensa remodelação desde a primeira quinzena de janeiro. Estão incluídos na relação comerciantes de produtos alimentícios, frutas, verduras, legumes, ovos e produtos lácteos, incluindo aqueles que tinham uma banca na parte inferior do mercado. Segundo Rostirolla, todos estes foram também contemplados no novo local e poderão comercializar, se quiserem, seus produtos também aos sábados e aos domingos, durante o dia, assim como já faziam no Mercadão.
Os preparativos para as mudanças se intensificaram a partir do dia 9 deste mês, quando os permissionários foram chamados ao local para realização do sorteio que definiu a ordem da ocupação dos espaços que cada comerciante passa a usufruir a partir desta quarta-feira.
Desde a referida data, a prefeitura vem mobilizando esforços para que o espaço receba os cuidados necessários para recepcionar ao público e aos feirantes. Para que o tempo chuvoso não prejudique o movimento, a prefeitura cuidou da instalação de aproximadamente mil metros quadrados de tenda. O local recebeu reforço na iluminação, além de um contêiner que funcionará como banheiro, masculino e feminino, além de um bolsão de estacionamento com cerca de 30 vagas para uso rápido.
Os trabalhos envolveram também a participação de servidores da Secretaria de Serviços Públicos, que se ateve à limpeza e aos cuidados paisagísticos., notadamente no final do amplo terreno, onde foram suprimidas algumas árvores que apresentavam risco de queda e outras que foram podadas.
Lazer
Rostirolla alertou também para o fato de que ao investir em uma estrutura mais adequada para receber os permissionários e também ao público consumidor, a atual administração pretende criar uma opção a mais de lazer para a população. O atual gestor da SAMA confidenciou para O TRIBUNA que esteve recentemente visitando a Feira de Mogi Mirim, pioneira neste formato de atendimento na região, onde viu de perto a grande afluência de pessoas que prestigiam a iniciativa que ocorre, a exemplo do que acontece aqui em Itapira, também nas noites de 4ª feira.
“Percebi que a praça de alimentação que gira em torno da Feira Noturna de Mogi Mirim tem um forte apelo popular. Acredito que podemos, a partir das mudanças realizadas, cristalizar esta tendência também aqui na cidade”, observou. Ao finalizar, Rostirolla disse que estuda a possibilidade de instalar música ao vivo no dia da inauguração, acrescentando, no entanto, que está verificando o impacto que esse tipo de atividade possa causar aos trabalhos realizados no Fórum Municipal e também na Santa Casa, que funcionam ali bem pertinho.
Deixe seu comentário