A galeria de águas fluviais, que fica abaixo de trecho do Km-40 da Sp-147, na região do José Tonolli, teve sua reforma iniciada. O local foi alvo de reportagem do Tribuna de Itapira e, após participação de autoridade política da região e do alto escalão do Departamento de Estradas e Rodagem, as obras foram confirmadas no mês de janeiro.

some text


Conforme registrado pela reportagem, todo o entorno da galeria foi escavado com o uso de máquinas pesadas, deixando exposto o primeiro anel do túnel, que havia cedido, resultando em preocupações de moradores que procuraram o Tribuna na época.

Esse será o trecho inicial dos trabalhos que serão realizados, após amplo estudos topográficos e geotécnicos de toda a área. Apesar da dimensão do primeiro anel da galeria que se deslocou, foi confirmado ao Tribuna que não existe o risco de desabamento do trecho da rodovia, que é importante ligação ao Circuito das Águas Paulistas.

Além das reformas na parte da galeria, mais acima, as melhorias também irão atingir a faixa de rodagem. O local sofreu com um desbarrancamento em dezembro de 2022 e desde então uma das faixas da pista está interditada. O projeto irá envolver ambos os locais para, além de corrigir os problemas atuais, evitar um novo deslizamento de terra e posterior deterioração e comprometimento das estruturas.

O andamento desse projeto contou com importante participação do Deputado Estadual Barros Munhoz que chamou a atenção de autoridades do DER para a situação do trecho e solicitou urgência no caso. Após a publicação da reportagem pelo Tribuna, o Superintendente do DER, Sergio Codelo, juntamente com o Diretor Regional de Campinas, Cleiton Luiz, visitaram o local e confirmaram a intervenção.

Fotos Paulo Bellini/Tribuna

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.