Os efeitos do crescimento urbano cada vez mais coloca frente à frente as pessoas e os animais. A fauna silvestre acaba sendo a mais afetada pela urbanização e fica mais visível, principalmente, em cidades do interior, assim como Itapira. Apesar da grande maioria das vezes os animais afetados e que são vistos, de certa forma, são dóceis, como papagaios, lagartos, tatus e gambás, algumas vezes o encontro entre homem e animal é de arrepiar.

some text


Esse foi o caso do caseiro Anderson Elias Correa, que cuida da propriedade Estância Macuco, localizada na região dos Pires, que se encontrou com uma onça-parda durante o trabalho. O Tribuna esteve presente no local e conversou com Correa sobre o “susto” que levou.

Assim conforme explicou para a reportagem, Correa tem o costume de rotineiramente percorrer todo o perímetro da extensa propriedade. “Faço uma vistoria do perímetro, percorrendo as cercas. Ai de longe vi um vulto passando, fui ver direito era uma onça grande”.

Apesar do susto, o caseiro ainda conseguiu pegar o celular para fazer um registro. “Eu fiquei com medo, o celular tremia”, disse de maneira bem humorada.

Correa estava nesse momento no alto de um morro do sítio, bem próximo de uma área de mata ainda nativa e de proporções consideráveis. “Depois da foto tratei de ir direto para casa”. Ele ainda confirmou que essa não foi a primeira vez que o grande animal foi avistado. “Faz dois anos que estou aqui e essa foi a terceira vez que vi a onça. Eu sei que ela percorre toda essa região, ela está em seu habitat”.

Aniele Ferreira, esposa de Anderson, depois do susto que o marido levou, comentou em tom bem humorado que “o cabelo dele arrepiou tanto que levantou até o boné hora que viu a onça”.

Apesar das risadas para contar a história, é uma situação que causa preocupação. Galinhas e até um garrote já chegaram a desaparecer da propriedade. Segundo o caseiro, a sorte é que os cães sempre alertam quando a onça está próxima.

A região dos Pires vem nesses últimos tempos tendo uma intensa intervenção com a abertura de loteamentos. Um local tido por muitos anos como zona rural, é uma região em plena expansão urbana atualmente em Itapira e já bem povoada.

O Tribuna também conversou com Anderson Martelli, biólogo responsável pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A primeira coisa que Martelli disse ao ver a foto foi a respeito do tamanho que o animal aparenta ter: grande porte.

“Começa aparecer porque o ser humano intervém no ambiente natural do animal. Mas veja como é um ambiente preservado, que tem esses predadores de topo de cadeia, o que significa que a cadeia alimentar desse local está preservada”, disse Martelli.

“Fico feliz em saber que ainda tem esses animais em nossa região, até pelo pouco fragmento de mata que temos, girando em torno de 18% de mata do bioma mata atlântica preservado aqui na região segundo os órgãos florestais”, concluiu.

Em 26 de outubro de 2023, uma outra onça-parda, também conhecida por puma ou suçuarana, foi avistada em Itapira, só que na região do bairro São Vicente. Populares avistaram o felino “passeando” pela rua da Penha e também na Rua Major João Manoel.

Família se mantém unida nos cuidados da propriedade, mas com muita atenção, pois sabem que o animal pode surgir – Foto Tribuna de Itapira
Apesar do susto, Anderson conseguiu registrar com seu celular o animal

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.